George Martin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre produtor musical e arranjador inglês. Para o escritor de As Crônicas de Gelo e Fogo, veja George R. R. Martin.
George Martin
George Martin
Martin nos bastidores de The Beatles LOVE show, Las Vegas, c. 2006
Informação geral
Nome completo George Henry Martin
Nascimento 3 de janeiro de 1926 (98 anos)
Local de nascimento Londres, Grande Londres,
 Inglaterra
Gênero(s) Rock, pop, clássica
Ocupação(ões) Produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico, maestro
Instrumento(s) Oboé, piano, teclado
Período em atividade 1950–presente
Gravadora(s) EMI, Parlophone
Afiliação(ões) The Beatles, Wings, America, Cilla Black, Jeff Beck

George Henry Martin, Kt, CBE (Londres, 3 de janeiro de 1926) é um produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico e maestro inglês. Ele é algumas vezes chamado de "o Quinto Beatle" – título que ele chamou de "besteira" – por causa de seu grande envolvimento em cada um dos álbuns do grupo The Beatles. Ele é considerado um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, com trinta canções chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido e 23 nos Estados Unidos.

Martin estudou na Guildhall School of Music and Drama entre 1947 e 1950, estudando piano e oboé, sendo influenciado por uma grande variedade de estilos musicais. Após se formar, ele trabalhou no departamento de música clássica da BBC, entrando na EMI em 1950. Martin produziu canções cômicas no início da década de 1950, trabalhando com pessoas como Peter Sellers e Spike Milligan.

Em uma carreira de seis décadas, Martin já trabalhou em cinema, televisão e espetáculos ao vivo. Ele também já teve vários cargos executivos em companhias midiáticas e contribuiu para várias de causas beneficentes, incluindo seu trabalho para o The Prince's Trust da ilha de Montserrat

Em reconhecimento de suas contribuições para a música e cultura popular, ele recebeu um Knight Bachelor em 1996.

Biografia

Nasceu em Holloway, pequena cidade a norte da capital Londres. Filho de pai carpinteiro, teve uma juventude humilde, sem uma educação musical erudita. Autodidata, aprendeu a tocar piano sem ajuda de mestre, ainda com dezesseis anos de idade.

Artistas que produziu

Discografia

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.