George Pan Cosmatos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
George P Cosmatos
Nome completo George Pan Cosmatos
Nascimento 04 de Janeiro de 1941
Florença, Itália
 Itália
Nacionalidade Italiano Itália
Morte 19 de abril de 2005 (64 anos)
Victoria, Canadá
Ocupação Cineasta
Atividade 1960 – 1997
IMDb: (inglês)

George Pan Cosmatos (Florença, Itália, 4 de janeiro de 1941Victoria, Canadá, 19 de abril de 2005) foi um diretor de cinema italiano.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Depois de estudar cinema em Londres, George se tornou assitente do diretor Otto Preminger no fime Exodus (1960). Após isto trabalhou no filme Zorba, o Grego (1964) no qual teve uma pequena participação. Cosmatos cresceu no Egito mas se tornou realmente famoso na Itália, com o filme Rappresaglia (1973) que contava com Marcello Mastroianni no elenco e The Cassandra Crossing (1976) com Sophia Loren. Em 1979 seu filme Escape to Athena fez grande sucesso, o filme contava com grande elenco, entre eles, Roger Moore, David Niven, Telly Savalas, Elliott Gould e Claudia Cardinale. Em 1985 Cosmatos foi nomeado ao Framboesa de Ouro de Pior Diretor por seu trabalho em Rambo: First Blood Part II com Sylvester Stallone. George veio a dirigir outro filme de Stallone, Cobra em 1986.

Mais tarde em sua carreira George foi aclamado por seu trabalho em Tombstone de 1993, um Faroeste sobre Doc Holliday e Wyatt Earp, especialmente pela excepcional interpretação de Val Kilmer no papel de Doc Holliday.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

George Cosmatos possuia uma uma notável coleção de livros raros da Literatura Inglesa do Século XIX. Sua Biblioteca foi leiloada pela empresa Sotheby's [1] . George morreu de câncer no pulmão em 19 de abril de 2005 em sua residência em Victoria (Colúmbia Britânica), Canadá aos 64 anos. Cosmatos deixou um filho Panos Cosmatos, que dirigiu uma produção independente chamada Beyond the Black Rainbow.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: George Pan Cosmatos
Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o
Ícone de esboço Este artigo sobre cineastas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências

  1. Catalogue: The Collection of George Cosmatos, Sotheby's, London, 23 March 2005

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]