George Takei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
George Takei
George Takei
George Takei em 2011
Nascimento 20 de abril de 1937 (87 anos)
Los Angeles, Estados Unidos
Ocupação Ator
Atividade 1958–presente

George Hosato Takei (Los Angeles, 20 de abril de 1937) é um ator estadunidense cujo papel de maior destaque foi o do oficial do leme Hikaru Sulu na telessérie original de Star Trek e nos longa-metragens para o cinema relacionados com a série. George Takei fala três línguas fluentemente: inglês, japonês e espanhol.

Biografia

Devido a sua ascendência japonesa, em 1942 a família de George Takei foi transferida primeiramente para o campo de detenção Rohwer War Relocation Center, no estado de Arkansas, e mais tarde para o centro de detenção (i. e campo de concentração) Tule Lake War Relocation Center na Califórnia, retornando a Los Angeles com o término da Segunda Guerra Mundial.

Interpretou Hikaru Sulu na série de televisão, , Star Trek: The Original Series (1966 - 1969), Star Trek: The Animated Series (1973 - 1974), contracenando com grandes atores, William Shatner(James T. Kirk), Leonard Nimoy(Spock) e DeForest Kelley(Leonard McCoy), fazendo de 1979 a 1991 os filmes, Star Trek: The Motion Picture, Star Trek II: The Wrath of Khan, Star Trek III: The Search for Spock, Star Trek IV: The Voyage Home, Star Trek V: The Final Frontier, Star Trek VI: The Undiscovered Country.

Na década de 1970, Takei participou da política municipal de Los Angeles. Fez participações especiais em telesséries americanas (como os Simpsons). Dono de uma voz distinta, tornou-se locutor do programa de rádio The Howard Stern Show em 2006.

Em 2007, Takei integrou o elenco da série Heroes interpretando o pai do personagem Hiro Nakamura, Kaito Nakamura.

No 4° episódio da 4ª Temporada de The Big Bang Theory, que foi ao ar no dia 14 de outubro de 2010 nos Estados Unidos, o ator aparece interpretando ele mesmo.

Ativismo LGBT

Já participava de movimentos de defesa dos gays quando, em outubro de 2005, revelou sua homossexualidade.[carece de fontes?]

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.