George Beadle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de George Wells Beadle)
George Beadle
Nascimento 22 de outubro de 1903
Wahoo
Morte 9 de junho de 1989 (85 anos)
Pomona
Nacionalidade estadunidense
Alma mater Universidade de Nebraska, Universidade Cornell
Prêmios Prêmio Albert Lasker de Pesquisa Médica Básica (1950), Nobel de Fisiologia ou Medicina
Orientador(es)(as) Franklin D. Keim
Instituições Instituto de Tecnologia da Califórnia, Universidade de Chicago, Universidade Harvard, Universidade Stanford
Campo(s) biologia, genética

George Wells Beadle (Wahoo, 22 de Outubro de 1903Pomona, 9 de Junho de 1989) foi um biólogo e geneticista estadunidense.

Foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1958, por pesquisas sobre genética e também sobre as mudanças ambientais que acabam provocando alterações genéticas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Doutorou-se em genética em 1931 e trabalhou no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Na década de 1930, fez importantes pesquisas genéticas sobre a cor dos olhos, a partir do estudo da Drosophila (mosca de frutas). Sua contribuição para a ciência começou no início dos anos 1940 quando, juntamente com o microbiólogo Edward Lawrie Tatum, estudou os fungos cor-de-rosa que se formam no pão e apresentam apenas um único tipo de cromossomo. Esta última propriedade demonstra que todos os genes mutantes poderão surgir, ao passo que um organismo simples como a Drosophila possui pares de genes para cada uma de suas características, significando que genes dominantes podem esconder os recessivos. Beadle e Tatum concluíram que a função característica de um gene era a de controlar a formação de uma enzima específica. O trabalho realizado lançou as bases da genética bioquímica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Daniel Bovet
Nobel de Fisiologia ou Medicina
1958
com Edward Tatum e Joshua Lederberg
Sucedido por
Severo Ochoa e Arthur Kornberg
Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.