George Zweig

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

este fisico fue el primero sobre la fas gshfu(gravedad sobre holas futuras del universo

George Zweig
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 30 de maio de 1937 (76 anos)
Local Moscou
Tese 1964: Two Topics in Elementary Particle Physics: The Reaction [Photon-neutron Going to Pion-nucleon] at High Energies. K Leptonic Decay and Partially Conserved Currents
Orientador(es) Richard Feynman

George Zweig (Moscou, 30 de maio de 1937) foi originalmente treinado como um físico de partículas por Richard Feynman e depois voltou sua atenção para a neurobiologia. Ele passou vários anos como um cientista da pesquisa no Laboratório Nacional Los Alamos e no MIT, mas a partir de 2004, passou a trabalhar na indústria de serviços financeiros.

Como graduado 1959 da Universidade de Michigan, Zweig propôs a existência de quarks, enquanto aluno de pós-graduação em Física no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech ) em 1964 (independentemente de Murray Gell-Mann). Como Gell-Mann, ele percebeu que as propriedades de partículas como prótons e nêutrons poderiam ser explicadas por tratá-los como trigêmeos de outras partículas (que ele chamou de ases e Gell-Mann chamou quarks). Como foi salientado pelo astrofísico John Gribbin, Gell-Mann merecidamente, recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1969, por suas contribuições em geral e as descobertas relativas à classificação das partículas elementares e suas interações, na época, a teoria dos quarks, não era completamente aceite, e não foi especificamente mencionada. Anos posteriores, quando a teoria dos quarks se estabeleceu como o modelo padrão da física de partículas, o Comité Nobel, presumivelmente, sentiu que não poderia reconhecer Zweig como o cientista que primeiro definiu as implicações da teoria em detalhes e sugeriu que eles poderiam ser reais, sem incluir Gell-Mann novamente. Seja qual for a razão, apesar das contribuições Zweig a uma teoria fundamental para a física moderna, ele não foi concedido o Prêmio Nobel.

Zweig depois virou-se para a neurobiologia, e estudou a transdução do som em impulsos nervosos na cóclea do ouvido humano. Em 1975, enquanto estudava na orelha, ele descobriu a wavelet de transformação contínua. Em 1981, Zweig recebeu um Prémio MacArthur. Em 1996, Zweig foi eleito para a Academia Nacional das Ciências. Zweig agora trabalha para a Renaissance Technologies, em Long Island, NY.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]