Georgi Ivanov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Georgi Ivanov
Cosmonauta do Intercosmos
Nacionalidade Bulgária búlgaro
Nascimento 2 de Julho de 1940
Lovech, Bulgária
Missões Soyuz 33
Insígnia
da missão
Soyuz-33 patch.png
Georgi Ivanov

Georgi Ivanov (Lovech, 2 de Julho de 1940) foi o primeiro cosmonauta da Bulgária, integrante do programa espacial Intercosmos.

Ivanov cursou a escola militar da Força Aérea búlgara em Dolna Mitropolia e integrou as Forças Armadas búlgaras como piloto militar, onde se tornou instrutor e chefe de divisão de combate.

Após intergrar-se aoIntercosmos em 1978 como representante da Bulgária, Ivanov subiu ao espaço em 10 de abril de 1979, em companhia do cosmonauta soviético Nikolai Rukavishnikov, a bordo da missão Soyuz 33, lançada do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Esta missão foi um fracasso, devido a danos causados ao motor da nave, impedindo a acoplagem inicialmente programada com a estação orbital Salyut 6 e obrigando os cosmonautas a um retorno prematuro à Terra, quase lhes causando a morte na descida, quando tiveram que enfrentar problemas técnicos que levaram a cápsula a enfrentar uma pressão de 10G, quase letal, após a reentrada.

Nos anos seguintes, ele tornou-se membro da Assembléia Nacional Constituinte, tomou parte na elaboração da nova constituição da República da Bulgária e fundou a Fundação do Futuro no Espaço.

Ivanov foi condecorado com a medalha de Herói da União Soviética e tem doutorado em engenharia aeroespacial.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]