Georgius Calixtus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Georgius Calixtus

Georgius Calisto ou Calisen (14 de dezembro de 1586 - 19 de março de 1656) foi um teólogo luterano alemão.

Calisto nasceu em Medelby, Schleswig. Começando em 1609, viajou por quatro anos na Alemanha, Bélgica, Inglaterra e França. Aprendizagem diferentes ensinamentos protestantes, ele tentou criar uma "teologia unificado".

Para isso, ele foi acusado de sincretismo para o espírito ecumênico em que ele havia aprendido em consequência para tratar tanto católicos e calvinistas, e para considerar que o Credo uma base suficientemente ampla para a união cristã e da comunhão, o que pode abraçar ambos.

Seus amigos, no entanto, ficou por ele, e ele manteve a posição que ocupou na Igreja Luterana. Para todos os legítimos controvérsia em torno dele, ele continua a ser reconhecida por sua ênfase sobre a unidade da igreja.

De 1614 até sua morte em 1656, ele ensinou teologia na Universidade de Helmstedt. Ele morreu em Helmstedt.

O termo Consenso Quinquesaecularis de Calisto foi mais popular entre alguns latitudinarianos Anglicana.