Geotecnia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Geotecnia é a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação e uso do conhecimento dos materiais da crosta terrestre e materiais terrestres para a solução de problemas de engenharia. É a ciência aplicada de prever o comportamento da Terra e seus diversos materiais, no sentido de tornar a Terra mais habitável para as atividades humanas.

A geotecnia abrange as áreas de mecânica dos solos e mecânica das rochas, e muitos dos aspectos de engenharia da geologia, geofísica, hidrologia e ciências afins. Geotecnia é praticada tanto por geólogos de engenharia e engenheiros geotécnicos.

Exemplos de aplicação da geotecnia incluem: a previsão, prevenção ou mitigação de danos causados ​​por desastres naturais, como avalanches, fluxos de lama, deslizamentos de terra, deslizamento de rochas, sumidouros e erupções vulcânicas. A aplicação de solo, rocha e mecânica de água subterrânea para o projeto e realização predita das estruturas de barro, tais como barragens. A previsão de design e desempenho das fundações de pontes, edifícios e outras estruturas feitas pelo homem em termos de solo subjacente e/ou rocha; e controle de enchentes e previsão.

Lida com o modo de como a natureza (o meio) se comportará com a construção de obras de infra-estrutura. O meio pode ser o solo ou a rocha, ou seja, estuda a propriedade do solo e das rochas, afim de executar projetos de construção. Está ligada a mecânica dos solos e a petrologia, bem como os demais ramos da Geologia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  • Bates and Jackson, 1980, Glossary of Geology: American Geological Institute.
  • Krynine and Judd, 1957, Principles of Engineering Geology and Geotechnics: McGraw-Hill, New York.
Ícone de esboço Este artigo sobre Engenharia civil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.