Geração (Pokémon)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.

A geração no mundo de Pokémon é o tempo decorrido entre a saída dos jogos principais da série. Há seis gerações de Pokémon, cada uma delas introduzida por um par de jogos para Game Boy ou sucessores (incluindo o Nintendo DS e 3DS), a partir de Pokémon Red e Blue. Cada geração traz uma riqueza de novos Pokémon e uma série de características que muitas vezes substituem os antigos.

As gerações estão divididas em ordem cronológica de publicação; Pokémon de cada geração, geralmente aparecem nos episódios iniciais do anime (especialmente em filmes) ou jogando cartas antes do lançamento do Game Boy, mas os anime, manga e cartões de jogo são divididos em séries que seguem a geração de video games e não vice-versa.

Algumas característica foi introduzido pela primeira vez em outro lugar, antes de ser implementado nos jogos. Por exemplo, os desafios "dois contra dois" têm surgido muito mais cedo no anime no jogo ea capacidade de Pokémon foram retirados os Poderes Pokémon introduzidos muito cedo no Trading Card Game Pokémon.

Primeira geração (1996–1999)[editar | editar código-fonte]

A história dos jogos eletrônicos Pokémon começa com o lançamento de Pocket Monsters Aka e Midori (Red e Green) no Japão em 1996 para o console Game Boy. Devido à popularidade atingiu esses dois jogos, um pouco mais tarde apareceu Pokémon Blue. As versões originais do Aka e Midori nunca foram à venda fora do Japão.

A aventura tem lugar nessas versões na região de Kanto, como o nome desta região tende a ser associada a estes jogos de primeira geração. O número de Pokémon das versões é de 151, de Bulbasaur até Mew.

Em 1997 foi lançado o primeiro mangá do Pokémon chamado Pokémon Adventures.

Em 1º de abril de 1997 foi transmitido no Japão no canal TV Tokyo, o primeiro episódio do desenho animado de mesmo nome, baseado no jogo Pokémon Red e Blue. A série animada foi tão bem sucedida que a 18 de julho foi lançado no ano seguinte o primeiro filme baseado no anime.

A Wizards of the Coast, que já distribui o popular jogo de cartas Magic: The Gathering, em 1998 adquirir os direitos para publicar pela Nintendo na América do Norte, na Europa e no Oriente Médio, um jogo de cartas colecionáveis baseados em Pokémon.

A terceira versão (quarta no Japão), Pokémon Yellow, que foi lançado em 2 de setembro de 1998 no Japão e na América do Norte em 1º de outubro de 1999. O argumento do presente título está muito próximo da série anime.

Depois disso houve mais subsagas da franquia, como as versões de Pokémon Stadium para Nintendo 64, onde é possível ver em 3D e usar no RPG Pokémons treinados nos jogos para o Game Boy. Havia também alguns jogos como Pokémon Pinball ou Pokémon Puzzle Challenge. Também fotografar um Pokémon, Pokémon Snap. Também deixou um jogo no Japão chamado Hey You, Pikachu!.

O jogo foi bem-sucedido, de modo a liberar um videogame intitulado no mesmo ano, e 1999 da Hasbro adquiriu Wizards of the Coast.

Segunda geração (1999–2002)[editar | editar código-fonte]

No ano de 2000, foram lançados os jogos Pokémon Gold e Silver para o Game Boy Color. Nessas versões há uma nova região chamada Johto, onde tinham descoberto 100 novos Pokémon (de Chikorita para Celebi), transportando um total de 251 até então. Johto assim como mistérios escondidos nas ruínas antigas Alpha, ou a Torre de estanho.

Em 2001 apareceu Pokémon Crystal, o primeiro jogo em que foi possível escolher um personagem feminino como protagonista.

Foram também lançadas outras sequências a partir de jogos como Pokémon Stadium 2.

Terceira Geração (2002-2004)[editar | editar código-fonte]

No ano de 2002, foram lançados os jogos Pokémon Ruby e Saphire para o GameBoy Advance. nessas versões há uma nova região chamada Hoenn, onde tinham descoberto 202 novos Pokémon (de Treecko até Deoxys), transportando um total de 386 até então.

Em 2003 apareceu Pokémon Emerald, que se parecia muito com os jogos lançados um ano antes.

Quarta geração (2006–2010)[editar | editar código-fonte]

Pokémon Diamond e Pearl (e mais tarde Pokémon Platinum) para o Nintendo DS. Nessas versões há uma nova região chamada Sinnoh (Shinou em japonês), e estão presentes 107 novas espécies de Pokémon (de Turtwig a Arceus), atingindo um total de 493 Pokémon. Os gráficos do jogo são três cenas tridimensionais e personagens 2-D, como a maioria dos objetos que interagem.

Pokémon Platinum foi lançado em 13 de setembro de 2008 no Japão e é um remake de Pokémon Diamond e Pearl. O spin-off títulos da quarta geração, Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time e Explorers of Darkness, foi na venda em 20 de abril de 2008. Da mesma forma, Pokémon Battle Revolution, My Pokémon Ranch, Pokémon Rumble e PokéPark Wii: Pikachu's Adventure para Wii, que oferece conectividade Wi-Fi.

Em 12 de setembro de 2009 foi colocado à venda no Japão, remakes dos jogos Pokémon Gold e Silver para o Nintendo DS intitulado Pokémon HeartGold e SoulSilver.

Quinta geração (2010-2012)[editar | editar código-fonte]

Pokémon Black e White foi lançado em 13 de setembro de 2010 no Japão, e para o Nintendo DS e em breve o Nintendo 3DS. Nessa versão há uma nova região da série chamada Unova (previamente conhecida como unova) e são 156 pokémons novos (De Victini a Genesect), formando um total de 649 Pokémon. Apesar do lançamento ter sido próximo ao do 3DS, os gráficos de Black e White não são compatíveis com a tecnologia 3D do portátil.

Em abril de 2011 á março de 2012 foram lançados os spin-off da série para o Nintendo 3DS: Pokédex 3D e Pokémon Rumble Blast; para o Nintendo DS: Pokémon + Nobunaga's Ambition (chamado nos Estados Unidos como Pokémon Conquest) Battle & Get! Pokémon Typing DS e Pokémon Card Game: How to Play DS, e para o Wii: PokéPark 2: Wonders Beyond.

Em Outubro de 2012, Pokémon Black 2 e White 2 foram lançados, sendo sequência de Pokémon Black e White

Sexta geração (2013-atualidade)[editar | editar código-fonte]

A Sexta Geração de Pokémon, com os Jogos Pokémon X e Y, foi anunciada dia 8 de Janeiro de 2013. Os primeiros jogos da sexta geração serão lançados em Outubro de 2013, desta vez apenas para o Nintendo 3DS, com gráficos em 3D e usando a tecnologia 3D do portátil.[1]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]