Gerador de número pseudoaleatório (hardware)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na computação, um hardware gerador de número pseudo-aleatório (HRNG) é um dispositivo que gera números aleatórios a partir de um processo físico. Esses dispositivos são normalmente baseados em fenômenos de nível microscópico que geram sinal em forma de "ruído" sendo estatisticamente imprevisíveis, como ruído térmico, efeito fotoelétrico e outros fenômenos quântico. Esses processos são, em teoria, completamente imprevisíveis à medida que uma equação que domine tais fenômenos não seja conhecida ou computável, e a afirmação de imprevisibilidade está sujeita a testes experimentais. O gerador de números aleatórios constituído por hardware baseado em fenômenos quânticos, necessita de um amplificador para trazer o resultado do processo físico para o nível macroscópico, e de um transdutor para converter este resultado em sinais digitais.

Um gerador de número aleatório de hardware tem sua principal aplicação na criptografia[1], de forma que são usados para gerar chaves criptográficas aleatórias para transmitir dados com segurança.

Existe também a possibilidade do gerador utilizar de processos macroscópicos para a criação de números aleatórios, utilizando de dispositivos de lançamentos de dados, moedas, roletas e máquinas de loterias.

Muitas vezes se utiliza uma webcam comum (mesmo com o visor fechado) como gerador de número aleatório.

  1. Petrie, C.S.; Connelly, J.A. (maio de 2000). «A noise-based IC random number generator for applications in cryptography». IEEE Transactions on Circuits and Systems I: Fundamental Theory and Applications (5): 615–621. doi:10.1109/81.847868. Consultado em 1 de outubro de 2022