Gerador de números pseudoaleatórios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Um gerador de número pseudo-aleatório é um algoritmo que gera uma seqüência de números, os quais são aproximadamente independentes um dos outros.

A saída da maioria dos geradores de números aleatórios não é verdadeiramente aleatória; ela somente aproxima algumas das propriedades dos números aleatórios. John von Neumann enfatiza com este comentário "Qualquer um que considere métodos aritméticos para produzir dígitos está, certamente, cometendo um pecado". Enquanto números verdadeiramente aleatórios podem ser gerados usando hardware para geração de número aleatório, número pseudo-aleatórios são uma parte crítica da computação moderna, da criptografia até o método de Monte Carlo passando por sistemas de simulação. Uma cuidadosa análise matemática é necessária para assegurar que a geração dos números seja suficientemente "aleatória".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Como um computador pode gerar um número aleatório?

http://www.hsw.uol.com.br/questao697.htm

© 1998-2013 HSW International, Inc.

Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.