Geraldo Vietri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Geraldo Vietri
Nascimento 27 de agosto de 1927
São Paulo,  São Paulo
Nacionalidade brasileiro
Morte 1 de agosto de 1996 (68 anos)
Ocupação Diretor e dramaturgo brasileiro.

Geraldo Vietri (São Paulo, 27 de agosto de 1927 — São Paulo, 1 de agosto de 1996) foi um diretor e dramaturgo brasileiro.

Biografia

Personalidade controversa dentro da televisão, pioneiro, de temperamento difícil e politicamente conservador, Geraldo Vietri começou sua carreira na TV Tupi, em 1958, quando um de seus textos, Este Mundo é dos Loucos, foi aprovado e produzido pela emissora paulista. Depois disso, Geraldo viria a ser contratado para trabalhar no TV de Comédia, como autor e diretor.

Ainda da década de 50, Vietri começou a produzir telenovelas ainda não-diárias. Em Alma Cigana, Vietri atuou como diretor. Dois anos depois, escreveu A Inimiga, adaptação de um original argentino. Como autor de telenovelas, foi o que acumulou maior número de títulos.

Grandes sucessos

Alcançou sucesso e projeção nacional com as telenovelas Antônio Maria e Nino, o Italianinho, duas marcas registradas de sua trajetória pelo mundo das telenovelas, além destas duas, também escreveu Meu Rico Português, última novela a derrotar a Rede Globo no horário das 19h, feito imbatível durante muito tempo.

Outro grande sucesso foi Vitória Bonelli, intensa história de decadência econômica e superação ambientada na colônia italiana de São Paulo que contou com um memorável desempenho de Berta Zemel no papel-título. Com a falência da TV Tupi, Geraldo Vietri foi contratado por várias outras emissoras, dentre elas a Rede Bandeirantes, Rede Manchete e CNT.

Cinema

Vietri também produziu para o cinema, usando em seus elencos os mesmos amigos que atuavam em suas novelas na TV Tupi. Como exemplo, Senhora (1976), com Elaine Cristina e Paulo Figueiredo, e Tiradentes, o mártir da Independência, do mesmo ano, com Adriano Reys. Contudo, não obteve no meio a mesma qualidade e a mesma repercussão de suas incursões na TV, estabelecendo-se, meramente, como um artesão de produções comerciais.

No cinema, Vietri mencionou pela única vez sua própria homossexualidade. No filme Os imorais, de 1979, mostrou de forma positiva o amor entre dois rapazes.

Morte

Vietri faleceu em 1º de agosto de 1996 vitimado por broncopneumonia.

Carreira

CNT

Rede Manchete

Rede Bandeirantes

TV Cultura

Rede Globo

TV Tupi

Argentina

Ligações externas