Gerard David

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gerard David
Nome completo Gerard David
Nascimento 1460 (554 anos)
Oudewater
Morte 13 de agosto de 1523 (63 anos)
Bruges
Nacionalidade Países Baixos Flamenga
Área Pintor

Gerard David (Oudewater, c. 1460Bruges, 13 de agosto de 1523) foi um pintor holandês do Gótico tardio, conhecido pelo uso brilhante da cor.

Gerard David nasceu em Oudewater, onde hoje é Utrecht. A maior parte de sua carreira, porém, aconteceu em Bruges, onde era membro da guilda de pintores. Após a morte de Hans Memling em 1494, David se tornou o pintor mais importante da região.

David caiu em completo esquecimento até cerca de 1860 quando a sua memória foi resgatada por William Henry James Weale, cuja investigação nos arquivos de Bruges trouxeram à luz os principais factos da vida por pintor e levaram à reconstrução da personalidade artística de David, começando com o reconhecimento da sua única obra documentada: A Virgem entre virgens em Rouen [1] .

Existem agora evidências documentais do seguinte: que David chegou a Bruges em 1483, presumivelmente vindo de Haarlem, onde formou o seu estilo inicial com Albert Van Ouwater; integrou a Guilda de São Lucas em 1484 e tornou-se líder da guilda dem 1501; em 1496 casou com Cornelia Cnoop, filha do líder da guilda dos ourives; tornou-se um dos cidadãos mais influentes da cidade; morreu a 13 de agosto de 1523 e foi sepultado na Igreja de Nossa Senhora em Bruges.

No início da sua carreira, no Haarlem, Gerard David, seguiu a linha dos artistas da cidade como Albert Van Ouwater, Dieric Bouts e Geertgen tot Sint Jans, denotando grande domínio na utilização da cor. Deste período inicial pertencem-lhe São João da colecção de Richard von Kaufmann, em Berlim, e São Jerónimo. Estudou as pinturas de Jan van Eyck, Rogier van der Weyden, Quentin Matsys e Hugo van der Goes, mas seu mestre foi Hans Memling.

Poucos de seus trabalhos estão em Bruges. A maioria se encontra espalhada pelo mundo. Quando David morreu, a glória de Bruges estava em declínio. Somente seu aluno Adriaen Isenbrant ganhou notoriedade. Outros pintores flamengos como Joachim Patinir e Mabuse foram influenciados por ele.

Obras[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Weale, Gerard David, Painter and Illuminator 1895; the Virgo inter Virgines appears in a 1527 inventory of the Carmelite convent of Sion at Bruges

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Gerard David
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.