Gerenciamento da qualidade do projeto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Como conceito, conhece-se a qualidade há milênios. No entanto, só recentemente ela adquiriu o status de função da gerência. Originalmente, tal função era relativa e voltada para a inspeção; hoje, as atividades relacionadas com a qualidade ampliaram-se bastante e são consideradas essenciais para o sucesso estratégico do projeto.


Gerenciamento da Qualidade[editar | editar código-fonte]

A ampliação da abrangência da qualidade nas atividades organizacionais pode também ser percebida em responsabilidades que se agregaram à área, como qualidade ambiental e qualidade de vida, ética e valores hoje imprescindíveis e objeto de regulamentações nacionais e internacionais e de normas diversas.

Isso significa que há uma crescente conscientização da sociedade a esse respeito, o que impõe o surgimento de demandas e exerce pressões complementares.

Há várias classificações para diversos períodos ou eras da qualidade. Garvin (2002) estruturou-as assim:

  • Inspeção;
  • Controle estatístico da qualidade;
  • Garantia da qualidade;
  • Gestão estratégica da qualidade.

Independentemente da estruturação, quando se fala sobre qualidade, cabe ressaltar que o gerenciamento da qualidade do projeto deve ser direcionado tanto para os processos de gerenciamento do projeto quanto para seu produto ou serviço final do projeto.

Estes processos visam assegurar que o projeto será concluído com a qualidade desejada, satisfazendo, portanto, as necessidades do cliente e os requisitos do produto. Atualmente, a gestão da qualidade tem como preocupação básica evitar falhas.


Qualidade[editar | editar código-fonte]

Qualidade é um conceito espontâneo e intrínseco a qualquer situação de uso de algo tangível, quer se refiram a relacionamentos envolvidos na prestação de um serviço, ou a percepções associadas a produtos de natureza intelectual, artística, emocional e vivencial.

A qualidade, portanto, pode ser entendida como obrigação contratual e é mensurável. Ao longo de um projeto, podem ser definidas métricas que forneçam informações vitais sobre a qualidade do processo, produto, atividade ou recurso. Essas métricas podem ser objetivas, tal como metros, e/ou subjetivas, tais como os qualitativos bom, médio e agradável.

Quanto à abrangência, podem ser globais, para todo o projeto, ou por fase específica a ele.

ISO 8402[editar | editar código-fonte]

A Norma ISO 8402 define : [...] qualidade como sendo a “totalidade de características de uma entidade, que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas”.

ISO 9000:2000[editar | editar código-fonte]

Já a Norma ISO 9000:2000 define : [...] qualidade como “grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”.

ISO 10006[editar | editar código-fonte]

Na norma ISO 10006 o enfoque é que a obtenção da qualidade é : [...] uma responsabilidade gerencial, requer o compromisso com a qualidade por todos os níveis da organização envolvidos no projeto, onde cada qual assume responsabilidade por seus respectivos processos e produtos.

Gerenciamento da Qualidade do Projeto[editar | editar código-fonte]

No guia PMBoK qualidade do projeto é definida como “o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades”.

Segundo o PMI, “um projeto com qualidade é aquele concluído em conformidade com os requisitos, especificações e adequação ao uso”.

Os principais processos da gerência da qualidade do projeto estão detalhados abaixo, conforme o PMBOK 2004, terceira edição:

  • Planejamento da qualidade - Identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinação de como atender a esses padrões;
  • Realizar a garantia da qualidade - aplicação das atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para assegurar que o projeto empregará todos os processos necessários para atender os requisitos;
  • Realizar o controle de qualidade - monitoramento dos resultados específicos do projeto a fim de determinar se esses resultados estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificação de maneiras para eliminar as causas de um desempenho insatisfatório.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

http://www.pmi.org