Gerhard Thiele

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Gerhard Thiele

Astronauta da ESA
Nacionalidade Alemanha alemão
Nascimento 12 de Setembro de 1953 (60 anos)
Heidenheim, Alemanha
Missões STS-99
Insígnia
da missão
Insígnia STS-99

Gerhard Paul Julius Thiele (Heidenheim, 2 de setembro de 1953) é um astronauta alemão.

Na juventude, Thiele serviu na marinha alemã como voluntário para serviço em barcos de patrulha e em 1976 começou a estudar física nas universidades de Munique e Heidelberg, fazendo doutorado na matéria na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, em 1986 e 1987.

Selecionado para o grupo de astronautas da Alemanha, começou o treinamento na Agência Espacial Européia e em 1990 passou a fazer parte da equipe de apoio do laboratório espacial alemão que foi ao espaço na missão STS-55 da nave Columbia, em abril de 1993.

Em 1996, Thierle foi selecionado para treinamento na NASA como especialista de missão, indo ao espaço pela primeira e única vez no ano 2000, na STS-99 Endeavour, quando foi colocado em órbita o radar topográfico do ônibus espacial.

Em 2003, treinou como astronauta-reserva do holandês André Kuipers para a missão da Soyuz TMA-3, encerrando a sua carreira no ano de 2005.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]