Gerlachovský štít

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gerlachovský štít
Vertente sul
Gerlachovský štít está localizado em: Eslováquia
Gerlachovský štít
Localização na Eslováquia
Coordenadas 49° 10' 2" N 20° 7' 52" E
Altitude 2 654,4 m (8 709 pés)
Proeminência 2 355 m
Listas Ponto mais alto de um país
Ultra
Localização  Eslováquia
Cordilheira Alto Tatras
Primeira ascensão 1834 por Ján Still

Gerlachovský štít é a montanha mais alta da Eslováquia. O seu nome significa Pico de Gerlachov (a localidade mais próxima) e é também o pico mais alto dos Montes Tatras, ficando situado no Parque Nacional Tatra, na região de Prešov. É a montanha mais alta ao longo dos 1500 km de comprimento dos Montes Cárpatos e também da parte norte e leste da Europa Central.

A altitude deste pico costuma estar indicada como de 2655 m, embora a sua altitude real seja 60 centímetros menor. A forma piramidal do maciço é coroada por um enorme circo glaciar. Apesar da sua altitude relativamente baixa quando comparada com as grandes montanhas do mundo, a sua proeminência topográfica de mais de 2000 metros em relação ao fundo do vale faz com que o pico pareça mais elevado.[1] Tomada erradamente no passado como montanha média nos acidentados montes do Alto Tatras, desde então tem tido um importante e simbólico papel para os habitantes e governantes de diversas nações da Europa Central, até ao ponto de entre os séculos XIX e XX ter recebido quatro nomes distintos, com seis mudanças no total. Devido às mudanças políticas da região, em poucas décadas foi a montanha mais alta do Reino da Hungria, depois da Checoslováquia e hoje da Eslováquia.

O Gerlachovský štít partilha características geológicas e ecológicas com o resto do Alto Tatras, mas tem um ambiente que vale a pena estudar pelos biólogos por ser a zona mais alta de toda a Europa a norte do paralelo 50 N, aproximadamente. Durante o período do século XX, no qual as viagens eram restritas, este pico era especialmente valorizado pelos checos, eslovacos, alemães orientais, húngaros e polacos, já que era o lugar mais alto para escalar. Hoje tem grande atração turística, embora as autoridades tenham colocado algumas restrições ao seu acesso.

Referências

  1. JScoles, SummitPost.org (27 de dezembro de 2005). Gerlachovský štít. Página visitada em 3 de junho de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Gerlachovský štít