Germânico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Germanicus Julius Caesar

Júlio César Germânico (em latim: Julius Caesar Germanicus; 15 a.C.19), anteriormente Nero Cláudio Druso Germânico (Nero Claudius Drusus Germanicus), foi um membro da família imperial romana, pertencente à dinastia júlio-claudiana. Germânico foi um general talentoso e um homem universalmente reconhecido como bondoso e capaz, estimado pela população romana. Era filho de Druso (filho de Lívia Drusa, mulher de Augusto) e de Antónia, a Jovem (filha de Marco António). O imperador Cláudio foi seu irmão. Germânico casou com Agripina, neta de Augusto, e com ela teve nove filhos, seis dos quais sobreviveram à idade adulta:

Germânico era muito popular, incluindo junto do imperador Augusto, que por algum tempo o considerou como hipótese de sucessão. No ano 4, Augusto decidiu-se pelo enteado e genro Tibério, mas forçou-o a adoptar Germânico como sucessor. Augusto nomeou-o cônsul no ano 12, depois de cinco mandatos sucessivos como questor.

Germânico foi o general responsável por várias vitórias nas províncias da Panónia e Dalmácia e, depois da morte de Augusto em 14, nomeado comandante do exército estacionado na Germânia Inferior. Ao saberem da subida ao trono imperial de Tibério, as suas legiões amotinaram-se e proclamaram-no imperador. Mas Germânico preferiu respeitar a decisão do avô por adopção e pôs fim ao motim ele próprio. Nos dois anos seguintes foi instrumental na pacificação da região do Reno e submeteu a Roma várias tribos germânicas. Durante este período, Germânico encontrou o que restava das três legiões massacradas na batalha da Floresta de Teutoburgo (9 d.C.) e recuperou os seus estandartes. O sucesso destas campanhas valeram-lhe o cognome Germânico pelo qual ficou conhecido.

Depois da Germânia, foi recolocado com o seu exército na Ásia Menor, onde derrotou os reinos da Capadócia e Comagena, que se transformaram em províncias imperiais em 18.

No ano seguinte, Germânico morre misteriosamente em Alexandria no Egipto. A sua morte esteve e continua a estar rodeada por especulações. A hipótese mais aceita é a de que tenha sido envenenado por Gneu Calpúrnio Pisão, governador da Síria, sob ordens de Tibério. O imperador tinha um ódio conhecido pelo filho adoptivo e ciúmes pela sua popularidade crescente. A sua morte provocou motins em Roma, originados nas camadas mais pobres da população, que o amavam como a um filho e não acreditaram nas notícias.

A concepção estratégica de Germanicus provou ser bem mais apurada que a de seu pai adotivo, o imperador Tiberius. Embora este tenha sido um bem sucedido general, sua contrariedade aos apelos de Germanicus para permanecer na Germania e terminar o trabalho de expansão até o Elba (iniciado sob Augustus e interrompido após o desastre de Varus), demonstrou acima de tudo que o regime imperial não mais toleraria generais vitoriosos e conquistadores que não fossem os próprios imperadores. A decisão de Tiberius de frear seu filho adotivo na Germania teve consequencias catastróficas para a civilização a longo prazo e nunca mais Roma teve outra oportunidade tão favorável de conquistar a Germania.

Se Tiberio tivesse mobilizado os recursos de Roma em apoio à política de conquista de Germanicus (que era totalmente leal a ele, o imperador), a História da Europa teria tomado outro rumo. Ao frear Germanicus, Tiberius aceitou a visão de Augustus, que concluiu ser a linha Reno-Danúbio a melhor fronteira para Roma. Ao parar de se expandir, Roma começou a declinar. Houve períodos de ofensiva (Trajano, Marco Aurelio e Setimo Severo por exemplo), mas foram breves e sem consequências duradouras. A partir de então Roma assistiria à expansão dos bárbaros e, posteriormente ao enfraquecimento do regime imperial, à morte de sua própria civilização.



Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.