Gerrit Dou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Auto-retrato, Gerrit Dou, 1645, óleo sobre tela

Gerrit Dou ou Gerard Dou (Leiden, 1613 - Leiden, 1675) foi um pintor e gravador dos Países Baixos.

Teve uma infância sem quaisquer necessidades financeiras, tendo mesmo aprendido o seu futuro ofício, pintor, com o próprio pai. Após esta aprendizagem, Dou tornou-se num dos mais distintos vitralistas e pintores de vidrarias de Leiden. Aperfeiçoou a sua técnica no grupo de pintores de vidro da cidade.

É possível que, com 15 anos, tenha ingressado no atelier de Rembrandt, onde terá estudado seis anos. Porém, após este período e a saída do atelier fez com que o interesse e influência de Rembrandt minguasse, mas não desaparecesse, mesmo assim.

Continuou a pintar, desta feita sozinho, em madeira, em pequena escala. Mesmo assim, adaptou uma refinada e belíssima técnica de aplicação da cor característica de muitos pintores, dos grandes nomes da pintura.

Pintava principalmente naturezas-mortas e objectos de uso doméstico, ricos, interessantemente, em pormenores e pequenos detalhes, que proporcionam uma paleta de cores muito variada e chamativa.

São ainda frequentemente encontradas obras suas, retratos de santos ou representações bíblicas. Foi este o artista que fundou o conhecido grupo de pintores de Leiden.

Ofuscando perfeição e brilho, Gerrit Dou foi convidado por muitos patronos reais e grandes nobres e aristocratas, como Carlos II de Inglaterra, para se transladar para as suas cortes ou visitar os seus países, para que os pintassem.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Gerrit Dou