Gerson Brenner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gerson Brenner
Nascimento 22 de dezembro de 1959 (55 anos)
São Paulo, SP
Ocupação Ator
IMDb: (inglês)


Gerson Brenner (ou Gérson Brenner, ou ainda Gérson Brener), nome artístico de Gérson dos Santos Oliveira (São Paulo, 22 de dezembro de 1959)[1] é um ator brasileiro.

Nos anos 80 estudou Economia e Comunicação Social, sem concluir nenhum dos dois cursos. Mas conseguiu completar o Macunaíma, curso profissionalizante relacionado às artes cênicas. Vindo de uma família pobre, começou a se aproximar do mercado de teatro e TV como modelo. Fez vários desfiles pelo País e um dia resolveu tentar a sorte no exterior.

Esteve em Londres e na Grécia, onde não conseguiu emprego e procurando um meio de migrar novamente, finalmente arranjou dois trabalhos em Amsterdã. De volta ao Brasil, continuou a fazer desfiles de moda e começou a atuar em comerciais de TV, fazendo um total de 49. Em 1988 foi convidado para protagonizar a peça Querelle, com direção de Fabio Pillar e Francis Mayer a partir da obra de Jean Genet. O cantor e compositor Cazuza compôs em parceria com Lobão a música "Quero Ele", especialmente para a sua personagem com Rogéria, num elenco em que também contava as participações de Leonardo Franco, Guilherme de Pádua, Renato Farias, Humberto Martins entre outros. O espetáculo permaneceu cerca de seis meses, com casa lotada no Teatro Dulcina e UFF. Em seguida foi chamado para atuar em 1789, o Ano da Revolução, onde despertou a atenção de olheiros da Rede Globo e foi chamado para integrar o elenco de Rainha da Sucata.

O sucesso de Rainha da Sucata foi tão grande que garantiu o retorno de seu personagem Gerson em Deus Nos Acuda, de 1992, à convite do novelista Sílvio de Abreu.

Em 1998, durante uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro, o ator foi vítima de uma armadilha criminosa ao parar seu carro perto do acesso 60 da Rodovia Ayrton Senna, para trocar o pneu, tendo sido baleado na cabeça ao ser atacado por bandidos que queriam subtrair o veículo. Em razão do acidente, passou meses em coma e sofreu diversas sequelas, tais como distúrbios na fala, na motricidade e na capacidade cognitiva. Confinado a uma cadeira de rodas, atualmente ainda está em tratamento para se recuperar. Seu último trabalho foi a novela Corpo Dourado, da Rede Globo.

Pai de Anna Luísa Haas Oliveira (filha de seu primeiro casamento com a ex-modelo Ana Cristina Haas) e Vitória Carolina Tacto Oliveira.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Personagem Produção Emissora
1998 Corpo Dourado Jorginho Novela Globo
1997 Por Amor e Ódio Ricardo Minissérie Record
1996 O Olho da Terra Nuno Minissérie Record
1996 Vira Lata Amadeu Novela Globo
1995 Tocaia Grande Pedro Cigano Novela Manchete
1993 Olho no Olho Guto Novela Globo
1993 Você Decide Delegado Episódio "A Sangue Frio"... (12/05/93) Globo
1992 Deus Nos Acuda Gerson Geovanni (retorno) Novela Globo
1992 Perigosas Peruas Giovanni Barbiere Novela Globo
1991 Alô, Doçura! Justino Minissérie Globo
1990 Lua Cheia de Amor Cláudio Novela Globo
1990 Rainha da Sucata Gerson Geovanni Novela Globo
1989 Top Model Cordeiro de Deus Novela Globo
1989 Kananga do Japão Marcelo Novela Manchete
Cinema
Ano Título Personagem Direção Duração
1997 Navalha na Carne Cafetão Neville D'Almeida 117 minutos/Cor
Teatro
Ano Título Personagem Autor(es) Direção
1989 1789, o Ano da Revolução - - Fabio Pillar & Francis Mayer
1988 Querelle Querelle Jean Genet Fabio Pillar & Francis Mayer

Referências

  1. Dados biográficos no IMDb acessado em 13 de outubro de 2008

Ligações externas[editar | editar código-fonte]