Gestão de conteúdo empresarial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde dezembro de 2009). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Gestão de conteúdo empresarial (conhecido pelo acrônimo ECM - Enterprise Content Management) é o meio formal pelo qual se organizam e arquivam os documentos e demais conteúdos ligados aos processos da empresa. Contempla as fases de criação/captura, armazenamento, versionamento, indexação, gestão, limpeza, distribuição, publicação, pesquisa e arquivamento, relacionando os conteúdos com processos de negócio.

A definição oficial do termo foi criada pela organização internacional AIIM (Association for Information and Image Management) em 2000.

Referências no Brasil[editar | editar código-fonte]

O GED foi introduzido no Brasil pelo CENADEM (Centro Nacional da Gestão da Informação), entidade extinta em 2010. Foi também o CENADEM que introduziu no Brasil o Knowledge Management, Gestão do conhecimento.

A definição oficial de Gestão de conteúdo empresarial foi criada pela AIIM (Associação para Informação e Imagem Empresarial) Internacionalmente, a associação mundial para gestão de conteúdo empresarial (ECM - entreprise content management), no ano 2000. A abreviatura ECM foi reinterpretada e redefinida muitas vezes.

No final de 2005 AIIM definia ECM como:

Gestão de conteúdo Empresarial (ECM) são as tecnologias utilizadas para capturar, gerenciar, armazenar, preservar e fornecer conteúdo e documentos relacionados com processos organizacionais.


No início de 2006 AIIM acrescentou o seguinte parágrafo à definição:

ECM são ferramentas e estratégias que permitem a gestão de uma organização da informação não estruturada, sempre que a informação existir.


No início de 2008 alterou a definição original da AIIM para:

Gestão de conteúdo empresarial (ECM) são as estratégias, métodos e ferramentas utilizadas para capturar, gerenciar, armazenar, preservar e oferecer conteúdo e documentos relacionados com processos organizacionais. ECM são ferramentas e estratégias que permitem a gestão de uma organização da informação não estruturada, onde quer que a informação existir.


Literatura[editar | editar código-fonte]

  • ECM Enterprise Content Management, Ulrich Kampffmeyer. Hamburg 2006, ISBN 978-3-936534-09-8. Definitions, Scope, Architecture, Components and ECM-Suites in English, French, and German: PDF.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]