Gia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Gia
Gia (PT)
Gia - Fama e destruição (BR)
 Estados Unidos
1998 • cor e P&B • 120 min 
Direção Michael Cristofer
Roteiro Jay McInerney
Michael Cristofer
Elenco Angelina Jolie
Faye Dunaway
Mercedes Ruehl
Elizabeth Mitchell
Gênero drama biográfico
Idioma inglês
Direção de fotografia Rodrigo García
Página no IMDb (em inglês)

Gia (br: Gia - Fama e destruição - pt: Gia) é um telefilme americano de 1998, exibido pela HBO, estrelado por Angelina Jolie. O filme conta a vida da modelo Gia Carangi. Foi dirigido por Michael Cristofer e com roteiro de Cristofer e Jay McInerney.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gia Carangi (Angelina Jolie) sai da Filadélfia e se muda para Nova Iorque para se tornar uma modelo e chama imediatamente a atenção da poderosa agente Wilhelmina Cooper (Faye Dunaway). Sua atitude e a beleza a ajudam a levantar-se rapidamente na vanguarda da indústria da moda, mas sua solidão persistente a leva a experimentar drogas como a cocaína. Ela se envolve num caso amoroso com Linda (Elizabeth Mitchell), uma maquiadora. No entanto, depois de um tempo Linda começa a se preocupar com o uso de drogas Gia e dá-lhe um ultimato. Gia escolhe as drogas. Tentativas fracassadas de reconciliação com Linda e com a mãe Kathleen, levam Gia a abusar da heroína. Mas depois de, finalmente, terminar com seu vício depois de muito esforço, ela contrai o vírus da AIDS de uma agulha contendo sangue contaminado e morre de complicações da AIDS em 1986, aos 26 anos de idade.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Emmy Awards

  • Venceu na categoria de Melhor Edição.
  • Recebeu cinco indicações, nas categorias de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme (Angelina Jolie), Melhor Elenco, Melhor Figurino, Melhor Produção de Filme para TV e Melhor Roteiro para Minissérie ou Filme.
Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o


Globo de Ouro

  • Venceu nas categorias de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV (Angelina Jolie) e Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para TV (Faye Dunaway).
  • Indicado na categoria de Melhor Minissérie ou Filme para TV.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.