Giacomo Matteotti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
túmulo de Giacomo Matteotti, Fratta Polesine, Rovigo

Giacomo Matteotti (1885-1924) foi um político socialista italiano.

Em 1924, como deputado, formulou no Parlamento um discurso em que denunciava, sustentado com provas, a violência fascista que originou a falsificação dos resultados das eleições de abril de 1924. A 10 de Junho desse ano foi assassinado em Roma por um comando fascista.

Crime[editar | editar código-fonte]

Ele foi assassinado em 10 de junho de 1924, após a publicação de seu livro The Fascisti Exposed: A Year of Fascist Domination e dois discursos que fez na Câmara dos Deputados, denunciando o fascismo.[1]

Durante atentativa de sequestro, ele foi empurrado dentro de um carro e apunhalado várias vezes. Seu cadáver foi encontrado perto de Riano, a 20 quilômetros de Roma, em 16 de agosto de 1924, depois de uma extensa busca.

Cinco homens, Amerigo Dumini - um proeminente membro da polícia secreta fascista, a Ceka, Giuseppe Viola, Albino Volpi, Augusto Malacria e Amleto Poveromo, foram presos poucos dias depois do sequestro. Apenas três (Dumini, Volpi e Poveromo) foram condenados e logo depois liberados sob anistia do rei Victor Emmanuel III, um deles, Filippo Panzeri, escapou antes das prisões de seus cúmplices.

Antes do julgamento contra os assassinos, o Tribunal Superior do Senado iniciou um processo contra o general Emilio De Bono, comandante dos paramilitares fascistas Camisas negras, mas ele foi dispensado.

Após a Segunda Guerra Mundial, em 1947, o julgamento contra Francesco Giunta, Cesare Rossi, Dumini, Viola, Poveromo, Malacria, Filippelli e Panzeri foi re-aberto. Dumini, Viola e Poveromo foram condenados à prisão perpétua. Em nenhum desses processos foram encontradas provas do envolvimento de Mussolini.[2]

Referências

  1. Speech of the 30th of May 1924 the last speech of Matteotti, from it.wikisource
  2. See F. Andriola,Mussolini, prassi politica e rivoluzione sociale, Roma, 1981.

Fonte[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.