Gianfranco Ferrè

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Gianfranco Ferrè (Legnano, 15 de agosto de 1944Milão, 17 de junho de 2007) foi um estilista italiano.

Formado em Arquitetura em 1969, Ferrè começou sua carreira na moda em 1970 desenhando acessórios e depois como designer de sobretudos e impermeáveis de 1972 a 1974. Abriu sua própria empresa em 1974 e lançou sua primeira coleção feminina assinada em 1978. A sua primeira coleção masculina foi feita em 1982, seguida, em 1986, da sua primeira colecção de alta-costura, em Roma.

Ferrè tornou-se director estilístico da Christian Dior em Paris, em 1989, quando foi escolhido pelo proprietário Bernard Arnault para substituir Marc Bohan. Em 1996, foi anunciado que Ferrè terminaria o seu contrato com a Dior após a colecção de Primavera de 1997 para a marca.

A sua própria etiqueta é mais relaxada e prática que a Dior, com bolsos funcionais e sem grandes cahpéus.

Ferrè apareceu para ser extremamente crítico do comércio e propaganda da moda. Ele repartiu a sua agenda, sendo responsável por uma marca francesa de topo e pela sua própria etiqueta italiana, viajando constantemente entre Milão e Paris no seu avião privado. Ferrè tinha uma casa no Lago Maggiore, próximo de Milão.

No dia 16 de Junho de 2007, Ferrè sofreu uma hemorragia cerebral. Morreu no dia seguinte em Milão, no Hospital São Rafael [1] . Tinha 62 anos de idade.

Linhas de produção[editar | editar código-fonte]

  • Gianfranco Ferrè: A linha principal para homem e mulher;
  • Ferrè: conhecida previamente como Etiqueta Branca, mais prática, pronto-a-vestir para homem e mulher. Dentro desta linha, existe a Ferrè Encarnada (para tamanhos maiores) e a Ferrè Peles. Dentro da Ferrè homem também existe a Ferrè Roupa Interior;
  • GF Ferrè: A linha mais jovem, mais desportiva, para homem e mulher.

Prémios[editar | editar código-fonte]

Ferrè ganhou vários prémios de prestígio durante a sua carreira, incluindo L'Occhio d'Oro [2]

  • Prémio Occhio d'Oro (seis vezes), para melhor designer de moda italiano
  • Medalha de Ouro da Cidade de Milão
  • Comendador da Ordine, atribuído pelo Presidente da República Italiana
  • Prémio De d'Or (Dedal de Ouro), pela sua primeira colecção de alta costura para a casa Dior (1989)

Dados económicos[editar | editar código-fonte]

Propriedades[editar | editar código-fonte]

A Gianfranco Ferrè S.p.A. é a holding que coordena os negócios da moda da etiqueta Ferrè. Era propriedade de Gianfranco Ferrè (director criativo) e Franco Mattioli (director financeiro), os quais detinham partes iguais. Recentemente, Ferrè havia anunciado que o grupo planeava entrar na cotação da Borsa Italiana S.p. A., com sede em Milão. Em ordem à preparação para este movimento, Ferré iniciou uma reorganização significativa do grupo. O primeiro passo foi o recutamento de pessoal dirigente com experiência sob a orientação de Giuseppe Cipriano. O passo seguinte foi a redução do número de subsidiárias das actuais 21 para quatro ou cinco no futuro. Outro movimento seria a aquisição da produtora de vestuário Dei Mattioli, a qual é detida por Franco Mattioli. Ferrè também parecia estar interessado em adquirir alguns dos seus fornecedores em ordem a ter maior controle sobre a produção.

Desempenho[editar | editar código-fonte]

A companhia alcançou uma venda total de 950 biliões de liras (589 milhões de dólares), em 1994, um crescimento de 15% em relação a 1993, a qual gozara de um crescimento semelhante em relação às vendas de 1992. As catorze licenças de Ferrè contribuíram com 58% do total de vendas em 1994. Em 1996, o total de vendas foi de cerca de 1250 biliões de liras (811 milhões de dólares).

Exportações[editar | editar código-fonte]

70% das vendas de Ferrè são obtidas na exportação, em os Estados Unidos aparecem como o maior mercado, com importância crescente. A Italia ainda garante 20% das vendas, mas o sucesso da Ferrè Jeans nos Estados Unidos. parece estar a transferir o seu foco para aqui. A linha Studio .0001 por Ferrè, produzida pelo manufactor italiano Marzotto, é basicamente direccionada para o mercado norte-americano.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Ferrè distributi para 17 exclusivas boutiques em todo o mundo (1994) e tem mais de 250 pontos de venda no total.

Produção/licenças[editar | editar código-fonte]

O Studio .0001 e a Forma O são produzidas por Marzotto, um dos maiores manufactores de vestuário italiano. As colecções deportivas Oaks por Ferrè e a Ferè jeans costumavam ser manufacturadas pela Italiana Manifatture S.p.A., mas recentemente Ferrè contratou estas linhas para os próximos dez anos com a Ittiere, que fornece a colecção de bridge da Dolce & Gabbana, Versace, e outros. O gama dos produtos licenciados é alargado, incluindo sapatos, material de escritório, malas, mobílias e perfumes. A última adição a esta lista foi a licença dada aos relógios suíços manufacturados, Swatch.

Morte[editar | editar código-fonte]

Ferrè morreu no Domingo, 17 de Junho de 2007, com a idade de 62 anos. Sofrera uma hemorragia cerebral maciça, o que originara a hospitalização no San Raffaele hospital, de Milão, onde viria a ser anunciada a sua morte.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências