Giants: Citizen Kabuto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Giants: Citizen Kabuto
Desenvolvedora Planet Moon Studios
Publicadora(s) Interplay
Compositor(es) Jeremy Soule
Motor Amityville
Plataforma(s) Multiplataforma
Data(s) de lançamento 6 de dezembro de 2000 (Windows)
21 de dezembro de 2001 (PS2 e Mac OS X)
Gênero(s) Tiro em terceira pessoa, Tiro em primeira pessoa, Estratégia em tempo real
Modos de jogo Single player, Multiplayer
Classificação ESRB: Mature
ESRB: Teen (censurado)
USK: 16+
ELSPA: 15+
Média Windows e Mac OS X: 2 CDs; PS2: 1 DVD
Controles Teclado, Mouse (rato)

Giants: Citizen Kabuto, também conhecido como Giants, é um jogo multiplataforma, desenvolvido pela Planet Moon Studios, e publicado pela Interplay. Ele foi lançado em 2000, após muitas delongas. O jogo foi elogiado pelos seus gráficos, história humorística, e gênero inovativo de jogabilidade. O jogo misturou elementos de tiro em terceira/primeira pessoa e estratégia em tempo real. O nome do jogo significa: "Gigantes: Cidadão Kabuto".

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A campanha single-player progride diretamente em três histórias. Em cada história, o jogador assume o papel de um membro individual de uma raça separada. Na primeira história, o jogador assume o papel do Meccaryn chamado Baz. Na segunda história, o jogador joga como uma princesa Sea Reaper, a Delphi. Na terceira e última história, o jogador se torna na gigante criatura Kabuto. Muito do jogo envolve ação de tiro em terceira pessoa, que é alterável para uma perspectiva de tiro em primeira pessoa, se desejado. Mas até o fim da primeira história e em alguns níveis da segunda história, o jogo emprega elementos de estratégia em tempo real, já que o jogador tem de administrar recursos para montar as bases e armamentos necessários para proceder. Além das perspectivas de terceira e primeira pessoa, a história de Kabuto permite “Mouth-Cam” (que significa “Câmera-Boca”) e vistas da pisadas do pé/mastigação de presas.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A história centra ao redor de um planeta onde a população local, conhecida como Smarties (uma raça muito semelhante a gnomos, que gostam muito de festejar e beber), são constantemente oprimidos pelos Sea Reapers. Também residindo nesse planeta está um gigante chamado Kabuto que é considerado uma grande ameaça. Essa é a hostil situação a que os Meccaryns são introduzidos quando eles colidem no planeta. O jogo é dividido em três seções, onde o jogador controla um dos três lados em cada seção: uma como os Meccaryns, outra como a princesa Sea Reaper rebelde Delphi, e a parte final como um Kabuto.

Lados jogáveis[editar | editar código-fonte]

Meccaryns[editar | editar código-fonte]

No início de Giants: Citizen Kabuto, o jogador é introduzido aos Meccaryns, alienígenas que controlam mechas. O principal personagem da campanha é Baz, um comandante Meccaryn, e ele é acompanhado por seu time de Meccs camaradas: Tel, Reg, Bennett e Gordon. Até o início do jogo o jogador controla apenas Baz, mas enquanto o jogador vai progredindo no jogo, ele eventualmente vai reunindo seu esquadrão por inteiro.

Meccs são umas das unidades mais ambientalmente versáteis, desde que podem desbravar 100% do terreno e seus obstáculos, usando seus “jetpacks” (o jogador recebe o propulsor de seu jetpack posteriormente). Seu veículo é o gyrocopter, um helicóptero, capaz de levar dois atiradores num lado e o piloto que tem acesso a uma máquina-atiradora, a Millennium Gun (um largo morteiro de mão), se possuindo três “Millennium Gun bombs” à sua disposição.

Delphi[editar | editar código-fonte]

Delphi é filha da Rainha Sappho, ditadora do povo Sea Reaper. Delphi acredita que a matança libertina e abusiva para com o povo Smartie é uma vergonha e cruel faceta da cultura Sea Reaper e rejeita sua herança por causa disso. Ela eventualmente vem a ser amante de Baz e os dois são vistos em cenas intimas entre as missões. Os Meccs e Delphi lutam pela liberdade dos Smarties juntos. Enquanto os Meccs se garantem na tecnologia, Delphi usa um arco mágico e tem poderes destrutíveis excessivos. Um deles é a magia de criar gigantescos furacões que envolvem tudo. Delphi é a única criatura que pode surfar, todas as outras criaturas sucumbem para as piranhas que habitam a água. Isso dá-lhe uma vantagem sobre os Meccs e especialmente sobre o Kabuto. O principal modo de Delphi viajar pela terra é sua habilidade Turbo. Por mirando o cursor do mouse numa área distante e pressionando um botão direito do mouse, Delphi dá um salto ágil para a região mirada. Enquanto em Turbo, a visão de Delphi fica borrada por causa da incrível velocidade. O veículo disponível para Delphi é o Reaper Ski que vem equipado com Turbo, mísseis e pode manobrar em água ou terra.

Kabuto[editar | editar código-fonte]

Kabuto, como Delphi, não é uma facção mas sim um único personagem jogável. Em jogos multijogador, Kabuto pode dominar uma disputa online só contra todos os outros times. Kabuto é um mamute em tamanho e força com um corpo humanóide. Muitos espinhos adornam o corpo da criatura. Ele é um pináculo da ingenuidade da magia dos Sea Reapers, um horrível pecado. Kabuto foi malévolo quando seus mestres Sea Reapers se zangaram com ele. Sozinho, só lhe restou uma ação: comer centenas de criaturas que cairem em suas mãos.

Inicialmente Kabuto inicia com um versão relativamente pequena de si mesmo. Ainda que forte, Kabuto é muito suscetível aos armamentos dos Meccs e magias dos Sea Reapers. Jogando com Kabuto meia comer Smarties ou outras criaturas para aumentar seu tamanho. Muitas vezes Kabuto chegará à massa crítica (onde não poderá mais ganhar tamanho), mas ganha acesso à poderosas habilidades de luta usando a barra de adrenalina. Ele será então capaz de produzir dois filhotes. Mesmo pequenos, são fortes, e são úteis para distrair alvos, ou para capturar unidades para jantá-los. Kabuto não possui um veículo, o que era esperado por causa de seu grande tamanho, e ele não pode produzir bases como os Meccs ou os Sea Reapers.

Armamento Mecc[editar | editar código-fonte]

  • Pistol — A primeira arma do jogo, ela causa danos leves e possui munição ilimitada
  • Machine Gun — Possui o mesmo dano da pistola, sendo que mais rapida e possui munição limitada
  • RPG — Um lançador de granadas, que causa danos medianos
  • Millenium Mortar — Um potente morteiro capaz de matar com um tiro, porem lento
  • Proximity Missile Launcher — Dispara misseis que explodem com a proximidade, causa danos medianos
  • Homing Missile Launcher — Dispara misseis teleguiados que explodem com o impacto, causa danos medianos
  • Missile Launcher — Dispara poderosos misseis que explodem com o impacto, causa danos altos porem é um pouco lento
  • Sniper Gun — Um rifle de franco atirador, que causa altos danos
  • Grenade — Granadas que podem ser atiradas rapidamente, ou usadas para um grande salto, possuem danos medianos
  • Popup Bomb — Uma das armas mais poderosas do jogo, uma bomba enorme que pode ser carregada nas costas

Armamento Reaper[editar | editar código-fonte]

  • Sword — Uma espada que causa danos levianos
  • Regular Bow — Um arco que causa danos leves, porem infinito
  • Hellfire Bow — Um arco com munição explosiva, que causa danos medios
  • Sniper Bow — Um arco com munição de rifle de franco atirador, rapido e com danos enormes
  • Homing Bow — Um arco com munição teleguiada, de dano medio e de velocidade media
  • Powerup Bow — Um arco com munição teleguiada, que causa danos medianos e de velocidade alta
  • Cloak — Uma magia que faz com que o usuario fique invencivel por um curto periodo de tempo
  • Cluster — Uma magia que ao atingir o usuario causa um dano elevado
  • Fire Spells — Uma magia capaz de queimar os adverçarios
  • Follow — Uma magia teleportadora
  • Shrink — Magia capaz de encolher os adveçarios
  • Hail — Magia que faz com que caia granizo em seus enimigos, com dano elevado
  • Sea Monster — Invoca um monstro marinho que solta uma enorme e devastadora bola de fogo
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Censura[editar | editar código-fonte]

No primeiro lançamento de Giants, o jogo foi censurado por dar um alto índice de violência e conteúdo sexual. As mudanças foram feitas no sangue dos Sea Reaper, trocando a cor do mesmo de vermelho para verde, e nas véstias de Delphi, pois ela não possuía nada mais do que uma saia, deixando seus seios à mostra. Na mudança, ela passou a usar um biquíni em conjunto da saia.

Críticas[editar | editar código-fonte]

O jogo foi criticado por seus inúmeros defeitos, mau desempenho e, a impossibilidade de salvar o progresso no jogo na versão para Windows. Em relação à jogos multijogador, o jogo nunca se tornou muito popular como Quake, pois continha muitos defeitos nessa parte.

Muitos dos erros foram corrigidos no patch 1.497, que melhorava os gráficos, dava mais possibilidades na versão multiplayer, etc.

Uma versão para Xbox estava em desenvolvimento, mas nunca foi lançada, por causa do declínio financeiro da Interplay.

Modificações de terceiros[editar | editar código-fonte]

O jogo recebeu muitos MODs de terceiros, possibilitando reverter condições da censura, como o biquíni de Delphi, seu sangue e outros, e adicionando outras possibilidades gerais ao jogo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]