Gibão-de-topete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Como ler uma caixa taxonómicaGibão-de-topete
Hylobates concolor1.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Superfamília: Hominoidea
Família: Hylobatidae
Género: Nomascus
Espécie: N. concolor
Nome binomial
Nomascus concolor
(Harlan, 1826)
Distribuição geográfica
Black Crested Gibbon area.png
Subespécies

O gibão-de-topete (Nomascus concolor) é um símio antropóide encontrado nas florestas subequatoriais da Índia, Indochina e Arquipélago Malaio.[1] [6] Com seus braços longos, ele se balança de árvore em árvore com grande agilidade, usando as mãos como ganchos, em vez de agarrar os ramos. O gibão é o único símio antropóide a andar somente com os membros traseiros, geralmente levantando os braços para ter equilíbrio. Os gibões comem folhas, frutas, pedaços de flores, insetos, aranhas, pássaros e ovos de aves.[carece de fontes?] Geralmente, eles são silenciosos durante o dia, mas uivam ao nascer do sol e no final da tarde. As populações de gibões selvagens foram seriamente reduzidas devido à caça e ao desmatamento.[carece de fontes?]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Gibão-de-topete
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.