Gillian Anderson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.


Gillian Anderson
Anderson em 2013.
Nome completo Gillian Leigh Anderson
Nascimento 9 de agosto de 1968 (46 anos)
Chicago, Illinois,
 Estados Unidos
Ocupação Atriz
Cônjuge Clyde Klotz (1994–1997)
Julian Ozanne (2004–2007)
Atividade 1986–presente
Emmy Awards
Melhor Atriz em Série Dramática
1997 – The X-Files
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Atriz em Televisão – Drama
1997 – The X-Files
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Atriz em Série Dramática
1996 – The X-Files

Melhor Atriz em Série Dramática
1997 – The X-Files

Página oficial
IMDb: (inglês)


Gillian Leigh Anderson (Chicago, 9 de agosto de 1968) é uma premiada atriz estadunidense, mais conhecida pelo papel da agente especial do FBI Dana Scully na série de televisão The X-Files.

Em 1997, Gillian foi escolhida pela revista People como uma das "50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo". Sua filha, Piper Anderson, nasceu em 25 de setembro de 1994.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 2000, Gillian recebeu uma indicação ao Saturn Award na categoria Melhor Atriz em televisão. Vencedora de um Prêmio Emmy do Primetime, de um Prêmio Globo de Ouro e dois Prêmios SAG de Melhor Atriz em Série Dramática, a primeira grande chance de Gillian Anderson veio quando ela foi escolhida para um papel no Arquivo X, em setembro de 1993.

Antes, Anderson havia conseguido reconhecimento como atriz por sua performance "off-Broadway" na peça de Alan Ayckborne, Absent Friends, no Manhattan Theatre Club, pela qual ela recebeu o prêmio Theatre World Award. Também atuou em The Philantropist, de Christopher Hampton, no Long Wharf Theater.

Sua paixão por teatro começou no colegial, quando ela participava em produções teatrais da comunidade. Mais tarde, Anderson estudou com a National Theatre of Great Britain, na Universidade de Cornell em Ithaca, em Nova Iorque, e depois na Goodman Theater School, na Universidade DePaul em Chicago, onde conseguiu seu diploma BFA (bacharel em artes).

Seus créditos em filmes incluem: Sempre Amigos (The Mighty), Arquivo-X: Resista ao Futuro (The X-Files: Fight the Future), Corações Apaixonados (Playing By Heart) e A Essência da Paixão (The House of Mirth).

Gillian Anderson mora em Londres desde o término do seriado Arquivo X. Em 2004, após um longo período de noivado, Gillian se casou, no dia 29 de dezembro com o jornalista e documentarista Julian Ozanne.

Em abril de 2006 o casal se divorciou e no momento, Gillian Anderson morava com o namorado Mark. O casal tem dois filhos, o pequeno Oscar, que nasceu prematuro no dia 1 de novembro de 2006 e Felix Griffiths nascido em 15 de outubro de 2008. Piper Anderson, filha do primeiro casamento de Gillian, com o produtor de Arquivo X, Clyde Klotz também está morando em Londres. Foi publicado em 8 de agosto de 2012, no E! News que, após seis anos juntos, Gillian Anderson e Mark Griffiths se separam.[1]

No final de 2007, mais precisamente em setembro, a atriz esteve em Nova York filmando How to Lose Friends and Alienate People.

Em 14 de maio de 2008, a atriz esteve em Cannes para a premiére do filme Blindness, do brasileiro Fernando Meirelles. A ida para Cannes teve como objetivo a promoção do filme How to Lose Friends and Alienate People mas no local também havia outdoors da Fox, promovendo o segundo filme de Arquivo X.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Gillian Anderson em Londres (10 de julho de 2004.)

Referências

  1. [1] Br.eonline.com.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]