Gilmore Girls

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gilmore Girls
Tal Mãe, Tal Filha (PT/BR)
Informação geral
Formato Série
Gênero Comédia, Drama
Duração aprox. 42 minutos
Criador(es) Amy Sherman-Palladino
País de origem Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Produtor(es) Amy Sherman-Palladino
Daniel Palladino
Gavin Polone
Elenco Lauren Graham
Alexis Bledel
Scott Patterson
Kelly Bishop
Matt Czuchry
Melissa McCarthy
Keiko Agena
Yanic Truesdale
Liza Weil
Sean Gunn
Edward Herrmann
Tema de abertura "Where You Lead" por Carole King e Louise Goffin
Exibição
Transmissão original 5 de Outubro de 2000– 15 de Maio de 2007
N.º de temporadas 7
N.º de episódios 153

Gilmore Girls (Gilmore Girls: Tal Mãe, Tal Filha como conhecida em português) é um série de comédia/drama do canal americano The WB criada por Amy Sherman-Palladino e estrelada por Lauren Graham e Alexis Bledel, exibida no Brasil pelo canal Warner Channel na TV paga. A série estreou no The WB em 5 de outubro de 2000 e terminou em 15 de Maio de 2007 na sua sétima temporada no canal The CW. A série começou a ser exibida no canal pago Boomerang, em março de 2010. Na TV aberta, a série foi ao ar pelo canal SBT. Em 10 de Outubro de 2011, a emissora exibiu o último episódio da série. Atualmente a série é exibida pela MTV Brasil, tendo como data oficial de estreia, 1° de outubro de 2014.

A série conta a história do cotidiano da mãe solteira Lorelai Victoria Gilmore (Lauren Graham) e sua filha Lorelai "Rory" Leigh Gilmore (Alexis Bledel) que vivem no pequeno povoado fictício de Stars Hollow, em Connecticut, pequena cidade com personagens bem peculiares e localizada cerca de trinta minutos de Hartford. A série explora diversos assuntos como família, amizades, conflitos geracionais e classes sociais.

Gilmore Girls tem como características os diálogos rápidos com poucas pausas, frequentes referências à cultura popular e política, e comentários sociais, manifestados mais claramente no difícil relacionamento de Lorelai com seus pais da alta sociedade Richard Gilmore (Edward Herrmann) e Emily Gilmore (Kelly Bishop).

Premissa[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Lorelai Gilmore fez algumas escolhas erradas em sua vida, mas tem feito o melhor que pode para educar a sua filha Rory e colocá-la na faculdade. Lorelai teve Rory com apenas dezesseis anos e isto causou muita fricção com seus conservadores pais, Richard e Emily Gilmore. Esta família de classe alta decidiu que Lorelai teria de se casar com o pai de Rory e, devido a imensas discussões, Lorelai decide fugir de casa, emancipar-se e criar Rory sozinha. Encontra refúgio na pequena cidade de Stars Hollow, onde o povoado é tudo menos usual. A pequena cidade, que parece ter saído de um livro de contos infantis, é um local agradável para se viver. Repleta de pessoas que as tratam bem, como Sookie St. James, cozinheira na pousada em que Lorelai é gerente e Luke Danes, dono da lanchonete mais movimentada de Stars Hollow, que tem uma queda por Lorelai.

Lorelai vê-se num dilema, logo no início da trama, com o que fazer para que a filha entre para o liceu privado de Chilton, conhecido por conseguir que os seus alunos entrem nas Universidades mais conceituadas dos EUA sendo ótimo para Rory, que queria entrar para Harvard. Para tal, decide deslocar-se a Hartford e pedir aos pais um empréstimo, ao qual eles cedem com a condição de que os jantares de sexta-feira fossem realizados com eles até ao fim do secundário de Rory. No decorrer das três primeiras temporadas, Rory envolve-se com Dean (Jared Padalecki), com quem mantém uma relação estável durante certo tempo, e posteriormente com o sobrinho de Luke Danes, o bad-boy Jess Mariano. Concomitantemente, Lorelai envolve-se com Max Medina, professor de Rory em Chilton, além de encontros casuais com o pai de Rory. Entretanto, sua relação com Luke tende a demonstrar sutis doses de interesse e envolvimento, por vezes acentuadamente pronunciadas. Ao término da 3ª temporada, Rory acaba decidindo ir para a Universidade de Yale, em detrimento ao plano inicial de ir para Harvard. Embora aprecie sua nova vida e o curso de jornalismo, chega a deixar a faculdade no final da 5ª temporada, retornando em meados da 6ª. Em Yale, conhece Logan, herdeiro milionário e arrogante cujo comportamento é contrário aos princípios de Rory, não assumindo uma relação séria com ela no início. Ao final da 4ª temporada, Lorelai e Sookie inauguram sua pousada, Dragonfly Inn, que atinge grande sucesso e rentabilidade. Lorelai enfim rende-se e inicia um relacionamento com Luke, que perdura por dois anos e retorna ao final da série. Para garantir sua ida a privada Yale, Rory faz um empréstimo com seus avós, reiniciando os jantares de sexta-feira.

A série foi encerrada em sua 7ª temporada.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

Lorelai é a jovem e independente mãe solteira de Rory. As duas estão mais para duas amigas do que para mãe e filha, tendo um relacionamento de cumplicidade e união. Lorelai, em conjunto com sua melhor amiga Sookie St. James, são donas de uma pousada, o Dragonfly Inn. Sua vida amorosa é repleta de altos e baixos, refletindo sua deficiência em manter relacionamentos duradouros, em detrimento a boa relação com seus amigos e conhecidos de Stars Hollow.
Rory é uma inteligente e antenada adolescente. Estudante de Chilton (na 1ª, 2ª e 3 Temporadas), entra para a Universidade de Yale no início da 4ª temporada, pretendendo se formar em jornalismo e quer se tornar uma correspondente internacional. Seus relacionamentos tem muito espaço na série, estando em sua lista de namoros Dean Forester, o bad boy Jess Mariano(sobrinho de Luke Danes) e o herdeiro milionário Logan Huntzberger que a pede em casamento na última temporada.
Dono de uma lanchonete em Stars Hollow, Luke está sempre querendo ajudar os outros, tendo eles pedido ou não. Descobre na 6ª temporada que tem uma filha de um relacionamento anterior. Apesar de aparentar um homem rude, que trata mal as pessoas, Luke está sempre pensando nos que estão à sua volta -- às vezes esquecendo de si. É apaixonado por Lorelai desde o início da série, mas só envolve-se com ela na 4ª temporada.
Sookie é a amável chef, melhor amiga de Lorelai. Resolve os problemas de Lorelai relacionados à comida. Além de sócia de Lorelai no Dragonfly trabalha na cozinha como chef. É uma das poucas pessoas que Emily Gilmore aprecia. É casada com Jackson Belleville -- fornecedor de vegetais -- e juntos tem dois filhos, Davey e Martha.
Richard é pai de Lorelai Gilmore, avô de Rory Gilmore e marido de Emily Gilmore. Seu pai foi Charles Gilmore e sua mãe chama-se Lorelai "Trix" Gilmore, a inspiração do nome de sua filha. Ela não suportava Emily sempre demonstrando grande interesse em Richard casar-se com a antiga namorada, Pennilyn Lott. Trabalhou como vice-presidente executivo para a companhia de seguros Gehrman-Driscoll Insurance Corporation. Ministrrou ainda aulas de economia em Yale.
Mãe de Lorelai Gilmore e avó de Rory Gilmore. De gênio autoritário, ao longo da série lida com os sucessivos ataques provocativos das duas primeiras Lorelais: sua filha e "Trix", mãe de Richard. Já com Lorelai III (Rory), sua relação, na maior parte da série, é amigável, carinhosa e tranquila.
Melhor amiga de Rory Gilmore. Estudaram juntas no Stars Hollow High antes de Rory ir para Chilton. Sofre constantes repressões da mãe, uma coreana conservadora, mas que no fundo tem um grande coração. Torna-se baterista de uma banda de rock, e, na sexta temporada, se casa com o vocalista de sua banda, Zack Van Gerbig. O guitarrista da banda, Gil, era interpretado por Sebastian Bach, ex-vocalista do Skid Row.
É o sobrinho de Luke. Foi morar em Stars Hollow contra sua vontade por ter uma vida instável e rebelde em New York. Como Rory, adora ler e segue um estilo independente, como bad-boy. Teve um relacionamento com Rory.
Foi concierge no Independence Inn e, mais tarde, no Dragonfly Inn. É mal-humorado e gosta de provocar todo mundo, possui um sotaque francês e gostos bem específicos. Apesar de esnobe, é muito amigo de Sookie e Lorelai.
Foi namorado de Lorelai Gilmore na adolescência e é pai de Rory. Passa a maior parte do tempo afastado, mas mantém contato regular com a filha.
Amiga de Rory, conheceu ela em Chilton. Inicialmente as duas se davam mal, mas com o tempo ficaram amigas. Depois de Chilton, Paris estudou com Rory em Yale.
Sem dúvidas a figura mais excêntrica de Stars Hollow, é um jovem estranho, que ao longo da série se mostra como sendo o "faz-tudo" da cidade, pois a cada episódio arruma um trabalho diferente, protagonizando as cenas mais engraçadas da série.
Primeiro namorado de Rory, é o rapaz sério, responsável, respeitador, mas de origem humilde, o que faz com que não seja bem recebido pelos avós de Rory, que não veem futuro no relacionamento dos dois. Casa-se com Lindsay, mas, no fim da 4ª temporada, trai a esposa com Rory. Terminado o casamento, tenta retomar o namoro com Rory, mas a vida os dois agora parece realmente incompatível.
Jason é sócio de Richard e tem um relacionamento as escondidas com Lorelai - relacionamento este que é reveldo a todos por seu pai, o que causa uma série de conflitos que culminaram no fim do namoro.
Conheceu Rory na faculdade onde tiveram um relacionamento aberto que depois evoluiu para namoro sério. Chegou a pedi-la em casamento. Seu pai é um esnobe jornalista, dono de jornais por todo o EUA.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição Original Exibição Final
1 21 5 de outubro de 2000 10 de maio de 2001
2 22 9 de outubro de 2001 21 de maio de 2002
3 22 24 de setembro de 2002 20 de maio de 2003
4 22 23 de setembro de 2003 18 de maio de 2004
5 22 21 de setembro de 2004 17 de maio de 2005
6 22 13 de setembro de 2005 9 de maio de 2006
7 22 26 de setembro de 2006 16 de maio de 2007

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Em sua 1ª temporada, Gilmore Girls teve aclamação por parte da crítica especializada. Com base de 26 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 81% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 8.5, usada para avaliar a recepção do público.[1]

DVDs e Exibição no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil a Warner Home Video lançou os DVDs das 7 temporadas das séries, das quais, apenas a primeira, a segunda, a terceira, a sexta e a setíma estão dubladas. Mas a série foi exibida no Boomerang, um canal infanto-juvenil de TV paga. Já foram exibidas todas as temporadas da série na versão dublada. O box, Gilmore Girls: Tal Mãe, Tal Filha - A Coleção Completa foi lançando no Brasil em 19 de Setembro de 2010 pela Warner Home Video Brasil com todos os episódios da série em 42 discos.[2]

O SBT não exibiu a quinta e a sexta temporada da série.

Atualmente a serie se encontra sendo exibida pela MTV.

Referências

  1. Gilmore Girls (em inglês) Metacritic. Visitado em 13 de setembro de 2014.
  2. Gilmore Girls - A Coleção Completa

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Gilmore Girls