Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Geraldão

Visão externa do ginásio
Nomes
Nome Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães
Apelido Geraldão
Características
Local Imbiribeira - Recife, PE, Brasil
Capacidade 15.000 espectadores
Piso flutuante de madeira
Construção
Data 1970
Custo R$ 45.000.000,00
Inauguração
Data 12 de novembro de 1970
Outras informações
Proprietário Prefeitura de Recife
Administrador Secretaria Municipal de Esportes

O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, ou "Ginásio Geraldão" é um ginásio multiuso localizado no bairro Imbiribeira , na Zona Sul de Recife, no Pernambuco, Brasil.

O ginásio foi inaugurado no ano de 1970 com shows musicais, abrindo as atrações, esteve o cantor Wilson Simonal, e no dia seguinte com Elis Regina e no terceiro dia se apresentaram Os Incríveis, estes com a marchinha cívico pop "Eu Te Amo Meu Brasil", de Dom & Ravel[1].

Em março de 1971, o cantor Roberto Carlos, em sua fase soul, se apresentou no Geraldão e foi a primeira lotação esgotada, e entre os expectadores estavam time do Santos Futebol Clube, entre os craques o rei Pelé.Outro show badalado foi o de Chico Buarque, uma iniciativa da primeira-dama do estado, Olga Gueiros, ele cantou uma música polêmica, o samba Apesar de Você, dias depois censurada e discos recolhidos em todo território nacional, ambos os shows sem incidentes. Outros artistas de renome foi Caetano Veloso, em 22 de janeiro de 1972, apresentou o show do disco Transa, cantou "Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira para uma plateia de 15 mil pessoas; e também esteve Gilberto Gil, recém-chegado do exílio em Londres.

Em 1973, se apresentou o grupo Secos & Molhados, composto por Ney Matogrosso, Gérson Conrad e João Ricardo, um show superlotado e que foi mencionado no livro Primavera nos Dentes, do jornalista Miguel de Almeida, quando mencionou quem também realizou concertos no ginásio naquela época: Johnny Mathis, Os Doces Bárbaros, Astor Piazzola e Quinteto Violado-batendo o recorde de menor público-também, Gal Costa, Rick Wakeman, Gilberto Gil e Jimmy Cliff , Gilberto Gil e Rita Lee, no show Refestança, o americano Faith No More[1].

O Geraldão integra uma lista de parte de um acervo de equipamentos esportivos projetados pelo arquiteto Ícaro de Castro Melo, que inclui também os ginásios Nilson Nelson, em Brasília; Paulo Sarasate, em Fortaleza; e do Ibirapuera, em São Paulo. Ocorreram eventos históricos como o jogo da Seleção Brasileira de Voleibol, nos anos 80, uma etapa da extinta Liga Mundial de Voleibol e exibições do Holiday on Ice e dos Globetrotters, além de inúmeros shows de artistas nacionais e internacionais, A-Ha e Julio Iglesias[2].

Em 2022, as instalações abrigaram o basquetebol, a Copa América de Basquete Masculino e a final da Supercopa Brasileira de Voleibol[3].

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Após seis anos da assinatura do edital de licitação para a reforma de modernização do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães. O trabalho, de fato, começou em agosto de 2013 e tinha previsão de conclusão para o final de 2015[4], mas entregue apenas em 2020[2].

Possui mais de 20 mil m² de área construída, sistema de som com 42 caixas e mesa digital de 32 canais, três auditórios, salas para dança, artes marciais e palestras, duas piscinas, 3 quadras fora do ginásio e ampla área externa, com estacionamento de 8 mil m². Comportando cerca de 10 mil pessoas e ganhou 8 camarotes, 12 bares, tribuna de honra e tribuna de imprensa[2].

As três quadras poliesportivas externas também passaram por reforma e ganharam um espaço para esportes de areia. Concluída há cerca de três anos, a requalificação do parque aquático equipou o complexo com uma nova piscina semiolímpica de 25 x 12 metros, além da recuperação total de uma outra, já existente, de 15 x 6 metros. Ambas já vinham sendo usadas pela população para atividades de natação e hidroginástica[2].


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Ginásio Mineirinho
Belo Horizonte
Liga Mundial de Voleibol
Fase Final

2002
Sucedido por
Ginásio Mineirinho
Belo Horizonte
Precedido por
Orfeo Superdomo
Argentina
Copa América de Basquetebol Masculino
Final

2022
Sucedido por
-
Precedido por
Ginásio Júlio Domingos de Campos
Várzea Grande (Mato Grosso)
Supercopa Brasileira de Voleibol Masculino
Final

2022
Sucedido por
-

Predefinição:Ginásios de Pernambuco