Giovanni Agnelli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Giovanni Agnelli
Gianni Agnelli e Giovanni Agnelli em 1940
Conhecido(a) por Fundador da Fiat
Nascimento 13 de agosto de 1866
Villar Perosa
Morte 16 de dezembro de 1945 (79 anos)
Turim
Nacionalidade Itália Italiano

Giovanni Agnelli (Villar Perosa, 13 de agosto de 1866Turim, 16 de dezembro de 1945) foi um dos mais importantes empreendedores da história da Itália, fundador da FIAT.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Quando um grupo de ricos italianos se associou e formou, em 1899, a Fabbrica Italiana Automobili Torino (FIAT), pretendia fazer concorrência à indústria automobilística francesa e desenvolver grandes inovações para carros de corrida.

Todavia, Giovanni Agnelli, primeiro secretário, deu outro rumo aos planos. Interessado em fazer uma linha de produção de massa, conseguiu lançar as bases do que hoje é um dos maiores complexos industriais do mundo.

Sob seu firme comando, a FIAT conseguiu dominar a indústria de motores e entrar em todos os setores da indústria pesada - desde a construção de navios de guerra até aviões.

Em 1932, Agnelli esteve na União Soviética. A visita foi providencial e resultou, logo após a Segunda Guerra Mundial, num convite do governo soviético para que a FIAT construísse, sozinha, o parque industrial automobilístico da União Soviética.

Em 2002 foi incluído no Automotive Hall of Fame.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.