Giovanni Arduino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Giovanni Arduino ( Caprino Veronese, 16 de outubro de 1714Veneza, 21 de março de 1795) foi um geólogo italiano. Foi o fundador da estratigrafia e considerado como o "pai da geologia italiana". Era irmão do naturalista Pietro Arduino.

Foi professor de química, mineralogia e metalurgia em Veneza.

Arduino foi um especialista em mineração. Foi ele que possivelmente desenvolveu a primeira classificação de tempo geológico, baseado no estudo da geologia do norte da Itália, particularmente num penhasco de Recoaro Terme, uma região rica sob o ponto de vista geológico. Em 1735, dividiu a história da terra em quatro períodos: Primitivo ( primário), secundário, terciário e vulcânico ( quaternário ).

Sua teoria considerava que todos estes períodos foram delimitados por fenômenos naturais como catástrofes, inundações, glaciações ou outros.

Seu maior trabalho foi "Due lettere sopra varie osservazioni naturali dirette al Prof. A. Vallisnieri", de 1759, onde propôs a divisão do período geológico da terra nas quatro ordens.

Além disso dirigiu a exploração de algumas minas em Veneto e Toscana.

Em 1912 , o geólogo Edoardo Billows dedicou-lhe um mineral que pensou ser uma nova descoberta com o nome de "arduinita". Porém, posteriormente foi verificado que este mineral se tratava da já famosa mordenita.

Em 1976, o cume Dorsum Arduino da lua foi nomeado em sua homenagem.


Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.