Giovanni Arrighi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Giovanni Arrighi
Giovanni Arrighi
Nascimento 17 de julho de 1937
Milão, Lombardia
Morte 20 de junho de 2009 (71 anos)
Baltimore, Estados Unidos
Nacionalidade Itália italiana
Alma mater Universidade Luigi Bocconi
Ocupação economista e professor de sociologia
Magnum opus O Longo Século XX
Principais interesses Economia, Política, Sociologia, Capitalismo
Ideias notáveis Ciclos sistêmicos de acumulação

Giovanni Arrighi (Milão, 7 de julho de 1937Baltimore, 20 de junho de 2009) foi um economista político italiano e teórico do sistema-mundo.[1] Foi professor da Universidade Johns Hopkins e autor do livro O Longo Século XX.

Vida e formação[editar | editar código-fonte]

Giovanni Arrighi nasceu em Milão, Itália, em 1937. Formou-se como economista neoclássico pela Universidade Luigi Bocconi.[2][3] Foi doutor em Economia e catedrático de Sociologia na Universidade Estadual de Nova Iorque (campus de Binghamton) e professor de Sociologia e gerente do Instituto para Estudos Globais em Cultura, Poder e História da Universidade Johns Hopkins, ambas instituições localizadas nos Estados Unidos da América. Atuou principalmente no campo da sociologia comparativa e história, na análise do sistema mundial e em sociologia econômica.

No ano de 1963, foi à África investigar modelos de desenvolvimento econômico para o continente.[2] Giovanni Arrighi, na realidade, investiga os processos de formação do mercado do trabalho e no desenvolvimento econômico na África setentrional e na Europa setentrional, nas origens e transformações do sistema capitalista mundial e na estratificação da economia global. No ano de 1969, volta à Itália e começa a interessar-se pelos problemas do movimento operário, que integram grande parte dos seus estudos até o final dos anos 70.

Morreu na cidade de Baltimore, Estados Unidos, no dia 19 de junho de 2009, pouco antes de completar 72 anos.[2][3]

Trabalhos recentes[editar | editar código-fonte]

Então, Arrighi vai para os Estados Unidos, centralizando seus estudos para o caráter da crise mundial, integrando as análises na perspectiva dos períodos, para saber como ficavam as economias nacionais no novo marco internacional e também quais as perspectivas da economia mundial.

Seus últimos livros foram O Longo Século XX, Caos e governabilidade no moderno sistema mundial (em co-autoria com a esposa e companheira intelectual Beverly Silver) e Adam Smith em Pequim. Em conjunto, formam sua trilogia sobre o capitalismo em perspectiva histórico-mundial e estão entre as principais obras da teoria do sistema-mundo.[3]

Pelo livro O Longo Século XX, recebeu o prêmio “Distinguished Scholarship” da American Sociological Association em 1995. Para Arrighi, a concepção de prazo em relação à análise histórica realizada a partir do início do século XX –  está próxima à ideia de duração. Nela, as linhas básicas da escola historiográfica dos  Annales, sobretudo nas contribuições de Fernand Braudel, onde os movimentos identificados e suscetíveis ao entendimento do historiador apareceriam em diferentes tempos, de cuja inter-relação se faria a análise histórica em si. A identificação de “diferentes tempos” –  social, econômico, político, cultural – determinaria a precisão da análise, dada sua abrangência.[4]

Seus últimos cursos foram: "Teoria social - Interação social", "Sociologia econômica: seminário sobre o desenvolvimento", "Seminário sobre o desenvolvimento nacional", "Sociologia histórica do leste asiático", "Teorias do desenvolvimento internacional", "Seminário geral do instituto para estudos globais na cultura", "No poder e na história". Atuou em obras recentes como: "Globalization and historic macrosociology", publicado por Janet Abu-Lughod.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • The Political Economy of Rhodesia (1967)
  • Essays on the Political Economy of Africa (1973)
  • Geometry of Imperialism (1978)
  • Dynamics of Global Crisis (1982)
  • Semiperipheral Development: The Politics of Southern Europe in the Twentieth Century (1985)
  • Antisystemic Movements (1989)
  • Transforming the Revolution: Social Movements and the World System (com Samir Amin, André Gunder Frank e Immanuel Wallerstein) (1990)
  • The Long Twentieth Century: Money, Power, and the Origins of Our Times (1994) O Longo Século XX (1998)
  • Chaos and Governance in the Modern World System (com Beverly J. Silver) (1999) Caos e Governabilidade no Moderno Sistema Mundial (2001)
  • The Resurgence of East Asia: 500, 150 And 50 Year Perspectives (2003)
  • Adam Smith in Beijing: Lineages of the Twenty-First Century (2007) Adam Smith Em Pequim: Origens e Fundamentos do Século XXI (2008)

Referências

  1. «Short autobiography prepared (June 2008) for The Encyclopedia of Comparative Sociology (forthcoming)» (pdf) (em inglês). Junho de 2008. Consultado em 10 de Abril de 2012 
  2. a b c Fiori, José Luís (27 de outubro de 2009). «Giovanni Arrighi». Educacão Pública. Consultado em 15 de abril de 2022 
  3. a b c Antunes, Claudia (28 de junho de 2009). «Fé no novo mundo». Folha de S.Paulo. Consultado em 15 de abril de 2022 
  4. «Arrighi e Hobsbawm: o século XX sob análise». AcademiaEdu. Consultado em 18 de outubro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]