Giuseppe Donizetti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor melhore este artigo ou secção, expandindo-o. Mais informação pode ser encontrada no artigo «Giuseppe Donizetti» na Wikipédia em italiano e também na página de discussão. (setembro de 2011)
Giuseppe Donizetti
Informação geral
Nascimento 6 de novembro de 1788
Local de nascimento Bérgamo
 Itália
Data de morte 12 de fevereiro de 1856 (67 anos)
Local de morte Império Otomano Império Otomano, Istambul
Gênero(s) Música clássica
Ocupação(ões) Maestro, professor, compositor

Giuseppe Donizetti (Bérgamo, 6 de novembro de 1788 — Istambul, 12 de fevereiro de 1856) foi um músico italiano que desde 1828 até à sua morte foi "Instrutor Geral da 'Música Imperial Otomana'" na corte imperial otomana. Era irmão mais velho do famoso compositor de ópera Gaetano Donizetti.

Donizetti Paşa (Paxá), como era conhecido no Levante, desempenhou um importante papel na introdução da música europeia nas forças armadas otomanas. Além de supervisionar a formação e treino das bandas militares ao estilo ocidental do moderno exército do sultão Mahmud II (1808-1839), que o contratou em 1828, Donizetti ensinou música no palácio a membros da família imperial, os príncipes e mulheres do harém, e supõe-se que terá composto o primeiro hino nacional do Império Otomano. Também apoiou a temporada anual de ópera italiana em Pera, organizou concertos e espetáculos de ópera na corte e foi anfitrião de inúmeros virtuosi que visitaram Istambul no seu tempo, como Franz Liszt, Parish Alvars e Leopold de Meyer.

Está sepultado na cave da Catedral do Espírito Santo de Istambul.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Emre Aracı publicou uma biografia detalhada de Giuseppe Donizetti em turco em 2007 (Osmanli Sarayi'nin Italyan Maestrosu).
  • O volume Giuseppe Donizetti Pasha: Musical and Historical Trajectories between Italy and Turkey, editado por Federico Spinetti, foi publicado em inglês e italiano pela Fondazione Donizetti em 2010.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Donızettı Pasa (em inglês) Turkish Music Portal (www.turkishmusicportal.org) Turkish Cultural Foundation. Visitado em 29 de setembro de 2011.
  • Maurizio Costanza, La Mezzaluna sul filo - La riforma ottomana di Mahmud II, Marcianumpress, Venezia 2010.


Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.