Giuseppe Versaldi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Giuseppe Versaldi
Cardeal da Santa Igreja Romana
Presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé

Título

Cardeal-diácono do Sagrado Coração de Jesus em Castro Pretorio
Hierarquia
Papa Francisco
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 29 de junho de 1967
Ordenação episcopal 26 de maio de 2007
Nomeado arcebispo 21 de setembro de 2011
Cardinalato
Criação 18 de fevereiro de 2012, pelo Papa Bento XVI
Brasão
Coat of arms of Giuseppe Versaldi.svg
Lema CHRISTI MINISTER
Dados pessoais
Nascimento Itália Villarboit
30 de julho de 1943 (71 anos)
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Giuseppe Versaldi (30 de julho de 1943) é um cardeal italiano, atual presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudou no Seminário de Vercelli. Mais tarde, em 1972, ele foi enviado para estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde obteve uma licenciatura em psicologia e doutorado em direito canônico. Em 1981, obteve o título de advogado na Sagrada Rota Romana.

Vida religiosa[editar | editar código-fonte]

Foi ordenado em 29 de junho de 1967, por Albino Mensa, arcebispo de Vercelli. Vigário da paróquia de Santissimo Salvatore em Vercelli, por dois anos ele foi o responsável da comunidade licênica do Seminário de Vercelli. Mais estudos em Roma, de 1972 até 1976, quando retornou a Vercelli. Sucessivamente, foi presidente da Federação piemontesa Regional de Consultores de inspiração cristã. No início de 1977, foi nomeado pároco da paróquia de Larizzate, na cidade de Vercelli. Em 1980 ele foi enviado para ensinar direito canônico e psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, parcialmente mantendo suas atividades na Arquidiocese de Vercelli. Chamado referendário do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, em 1985, eleitor em 1990, e membro em 2007, além de professor de antropologia na Studio da Sagrada Rota Romana. Em 25 de março de 1994, o arcebispo Tarcisio Bertone, S.D.B., de Vercelli, nomeou-o vigário geral da arquidiocese, em que o envio da mensagem foi confirmado pelo novo arcebispo Enrico Masseroni. Nomeado presidente, representando o arcebispo, da Fundação do Museu do Tesouro do Duomo e do Arquivo Capitular, também, membro do órgão de direção da Fundação Cassa di Risparmio di Vercelli .

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Eleito bispo de Alessandria em 4 de abril de 2007, foi consagrado em 26 de maio, na catedral de Vercelli, por Enrico Masseroni, arcebispo de Vercelli, assistido por Fernando Charrier, bispo emérito de Alessandria, e Pescarolo Natalino, bispo emérito de Cuneo. Ele foi instalado em junho do ano seguinte. Membro do Conselho para Assuntos Jurídicos da Conferência Episcopal Italiana. Diretor do Osservatorio giuridico-legislativo da Conferência Episcopal de Piemonte-Valle d'Aosta e assistente eclesiástico da Associação dos Médicos Católicos da Região de Piemonte. Nomeado visitador apostólico para os Legionários de Cristo em 27 de junho de 2009. Nomeado presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé e promovido à dignidade de arcebispo em 21 de setembro de 2011. Ele é o administrador apostólico de Alessandria até a nomeação do seu sucessor. Ele tem escrito numerosos artigos e livros sobre o matrimônio.

Foi criado cardeal no Primeiro Consistório Ordinário Público de 2012, realizado em 18 de fevereiro, recebendo o barrete cardinalício, o anel de cardeal e o título de cardeal-diácono do Sagrado Coração de Jesus em Castro Pretorio .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Precedido por
Fernando Charrier
BishopCoA PioM.svg
Bispo de Alessandria

2007
Desde 2011, como administrador apostólico
Sucedido por
'
Precedido por
Velasio De Paolis
Coat of arms of the Vatican City.svg
Presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé

2011
Sucedido por
'
Precedido por
Giovanni Saldarini
Cardeal
Cardeal-diácono do Sagrado Coração de Jesus em Castro Pretorio

2012
Sucedido por
'