Give It Away

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
"Give It Away"
Single de Red Hot Chili Peppers
do álbum Blood Sugar Sex Magik
Lado A "Give It Away"
Lado B "Search and Destroy"
"Soul to Squeeze"
Lançamento Setembro, 1991
Formato(s) Compact Disc, Fita cassete, 7", 12"
Gravação April - Junho 1991
Gênero(s) Funk rock, rock alternativo, reggae, ska
Duração 4:43 (versão do álbum)
3:48 (versão editada)
Gravadora(s) Warner Bros. Records
Letrista(s) John Frusciante, Flea, Anthony Kiedis, Chad Smith
Produção Rick Rubin
Cronologia de singles de Red Hot Chili Peppers
Último
Último
"Show Me Your Soul"
(1990)
"Under the Bridge"
(1991)
Próximo
Próximo

"Give It Away" é uma canção da banda americana de rock Red Hot Chili Peppers contida no quinto álbum de estúdio do grupo, Blood Sugar Sex Magik. Ele foi lançado como o primeiro single de seu álbum em 24 de setembro de 1991, pela Warner Bros Records. A música foi escrita pelo guitarrista John Frusciante e o baixista Flea durante uma jam session meses antes das sessões de gravação de álbuns. O vocalista Anthony Kiedis escreveu refrão mais prevalente da música lírica em resposta a uma experiência que ele dividia com ex-namorada Nina Hagen comportamento altruísta quanto eo valor do altruísmo. Enquanto várias estações de rádio originalmente recusou-se a expor a música porque sentiram que não tinham melodia, "Give It Away" passou a conquistar fama internacional. Ele chegou ao número um nas Billboard Modern Rock Tracks no final de 1991 permanecendo lá por 2 semanas seguidas e dando à banda seu primeiro número sempre única, um registro que acabaria por quebrar e segurar vinte anos depois. Em 1992, o único traçado dentro do top 75 do Hot 100 EUA , na esteira do enorme sucesso do segundo single do registro " Under the Bridge ". "Give It Away" também se tornou o primeiro da banda hit top 10 no Reino Unido, onde chegou a ser número nove no UK Singles Chart.

O acompanhamento de vídeo de música , que foi dirigido pelo francês cineasta Stéphane Sednaoui , foi posta em rotação pesada na música de televisão-estações, como MTV e acrescentou para o sucesso da banda. Desde o seu lançamento, "Give It Away" passou a receber inúmeros prêmios, incluindo um Grammy para a Melhor Performance Hard Rock com Vocais em 1992. Steve Huey de Allmusic notar que, enquanto o single "não atingir o enorme sucesso pop de seu seguimento," Under the Bridge "[...] que se tornou um dos da banda mais imediatamente reconhecíveis canções".

Origens e gravações[editar | editar código-fonte]

O guitarrista John Frusciante eo baixista Flea escreveu muito de "Give It Away" durante jam sessions no início dos anos 1990. Após turnê do Red Hot Chili Peppers "em apoio de Mother's Milk (1989), a dupla passou um tempo em um projeto paralelo chamado ÓDIO com os membros do Fishbone . Durante a sua permanência no grupo, o guitarrista eo baixista criou a principal riff e bassline de acompanhamento para "Give It Away". O ritmo foi jogado em várias performances ÓDIO pouco depois, mas quando o projeto se desfez lado Frusciante e Flea acreditava que a pista seria apropriado para próximo álbum do Red Hot Chili Peppers. O vocalista Anthony Kiedis concordou, e ao ouvir o resto do Chili Peppers tocar a música começou a cantar: "dar, doar, doar agora". A frase tinha sido algo que o vocalista pretende incorporar em uma canção para novo disco da banda, mas não foi até que ouviu o bassline que as letras se encaixam. Kiedis disse: "Eu estava tão impressionado com parte Flea no baixo, que cobria todo o comprimento do pescoço do instrumento, que eu pulei e marchou para o microfone, o meu notebook a tiracolo. Eu sempre tive fragmentos de músicas e idéias ou até mesmo específicas frases isoladas em mente".

A canção foi gravado entre abril e junho de 1991 no The Mansion, em Los Angeles, Califórnia. Através da gravação de "Give It Away" foi uma prática de canções crafting que a banda iria continuar a usar em cada álbum após Blood Sugar Sex Magik. Quando o grupo encontrou dificuldade em compor uma ponte para a música, ele desenvolveu uma ferramenta de os membros coloquialmente chamado de "face-offs". Flea e Frusciante não conseguiram chegar a um acordo sobre progressões de guitarra ou baixo, mas separadamente trabalhada parte da música. A banda então se reuniu novamente em um momento posterior e escolheu a inclusão mais apropriada. Com "Give It Away", um coro e verso já havia sido escrito, mas uma ponte estava faltando, assim, assim, eles participaram de um "face-off".

Letra e significado[editar | editar código-fonte]

O significado lírico por trás de "Give It Away" é centrado em torno da filosofia de altruísmo e comportamento altruísta. A canção intitula-se após a sua frase lírica mais prevalente "Give It Away", que é tomada a partir de uma experiência Kiedis teve com seu ex- -namorada punk rock cantora Nina Hagen -no início de 1980. Hagen foi vários anos Kiedis 'sênior e tornou-se um papel-modelo durante seu vício em drogas a heroína: "ela percebeu como jovem e inexperiente que eu era então, assim que ela foi sempre passando em pedras preciosas para mim, não de forma moralista, apenas aproveitando as oportunidades. " Quando Kiedis estava olhando através de seu armário ele se deparou com uma jaqueta que ele gostava, e comentou com Hagen que era "muito legal". Ao expressar isso, Hagen imediatamente disse a ele para mantê-lo. Seu raciocínio por trás desta abnegação foi devido a uma tentativa de fazer constantemente sua vida mais agradável, e explicou Kiedis que "se você tem um armário cheio de roupas e tentar mantê-los todos, sua vida vai ficar muito pequeno. Mas se você tem um armário cheio e alguém vê algo que gosta, se você der a eles, o mundo é um lugar melhor ".

O ato era algo que Kiedis afetadas significativamente, porque ele nunca tinha experimentado tal ideologia esclarecedor sobre a vida. Crescendo em Los Angeles ele sempre pensava de modo diferente do que Hagen, em vez de dar bens materiais fora e ser livre pensamento o vocalista acredita deve-se tomar o que eles querem, já que ninguém irá fornecer para você. Em vez disso, ele agora adoptado a filosofia de Hagen :.. "Foi uma epifania que alguém iria querer me dar a sua coisa favorita que ficou comigo para sempre Toda vez que eu estaria pensando 'eu tenho que manter,' eu lembro 'Não, você tem que dar vez'. Quando eu comecei a ir regularmente ao [de drogas e álcool] reuniões, um dos princípios que aprendi foi que o caminho para manter a sua própria sobriedade é para dar a outro alcoólico sofrimento. Toda vez que você esvaziar o navio de que a energia nova, fresca energia vem inundando dentro " bassline Flea para a música permitiu Kiedis recordar este incidente e que ele acreditava que a música emparelhado perfeitamente com as letras. Durante os versos, Kiedis se afasta da idéia de altruísmo e canta sobre uma variedade de tópicos, incluindo amigo de longa data River Phoenix , o músico Bob Marley e vários temas sexuais, incluindo fertilidade e luxúria.

Formatos e faixas[editar | editar código-fonte]

7" single (1991)[editar | editar código-fonte]

  1. "Give It Away" (Álbum) - 4:43
  2. "Give It Away" (12" Mix) - 6:02

12" single (1991)[editar | editar código-fonte]

  1. "Give It Away" (12" Mix) - 6:02
  2. "Give It Away" (Rasta Mix) - 6:47
  3. "Give It Away" (Single Mix) - 4:46
  4. "Search and Destroy" - 3:34
  5. "Give It Away" (Álbum) - 4:43

CD single (1991)[editar | editar código-fonte]

  1. "Give It Away" (Single Mix) - 4:46
  2. "Give It Away" (12" Mix) - 6:02
  3. "Search and Destroy" - 3:34
  4. "Give It Away" (Rasta Mix) - 6:47
  5. "Give It Away" (Álbum) - 4:43

CD single 2 (1991)[editar | editar código-fonte]

  1. "Give It Away" (Single Mix) - 4:46
  2. "Give It Away" (12" Mix) - 6:02
  3. "Give It Away" (Rasta Mix) - 6:47
  4. "Give It Away" (Álbum) - 4:43
  5. "Search and Destroy" - 3:34
  6. "Soul to Squeeze" - 4:50

CD single 3 (1991)[editar | editar código-fonte]

  1. "Give It Away" (Álbum) - 4:43
  2. "Search and Destroy" - 3:34
  3. "Soul to Squeeze" - 4:50

CD single 4 (1991)[editar | editar código-fonte]

  1. "Give It Away" (Single Mix) - 4:46
  2. "Give It Away" (12" Mix) - 6:02
  3. "Give It Away" (Rasta Mix) - 6:47
  4. "Soul to Squeeze" - 4:50

Cassete single (1991)[editar | editar código-fonte]

  1. "Give It Away" (Álbum) - 4:43
  2. "Search and Destroy" - 3:34

Posições nos gráficos[editar | editar código-fonte]

Gráfico Melhor
posição
Estados Unidos Billboard Hot 100 73
Estados Unidos Alternative Songs 1
Reino Unido UK Singles Chart 9
República da Irlanda Irish Singles Chart 19
Austrália ARIA Charts 41
França SNEP 49
Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.