Gjirokastër

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gjirokastër
—  Município  —
Vista de Gjirokastër
Vista de Gjirokastër
Gjirokastër está localizado em: Albânia
Gjirokastër
40° 4' N 20° 9' E
País  Albânia
Prefeitura Gjirokastër
Distrito Gjirokastër
Administração
 - Prefeito Flamur Bime (PS)
Área
 - Total 5,25 km²
Altitude 190-480 m (-1 385 pés)
População (censo 2001)[1]
 - Total 20 630
    • Densidade 3 929,5/km2 
 - Estimativa (2010[2] ) 35 000
Fuso horário CET (UTC+1)
 - Horário de verão CEST (UTC+2)
Código postal 6001-6003
Código de área (+355) 084
Placa de veículos GJ
Sítio www.gjirokastra.org

Gjirokastër (em albanês: Gjirokastër ou Gjirokastra, em grego: Αργυρόκαστρο ou Γυρόκαστρο, Argyrókastro ou Gyrókastro, italiano: Argirocastro) é uma cidade e uma município (em albanês: bashkia) do sul da Albânia, capital do distrito de Gjirokastër e da prefeitura de Gjirokastër. Possui uma população de cerca de 30 mil habitantes, incluindo uma importante comunidade grega. A sua parte antiga está inscrita no Patrimônio Histórico da Humanidade como um "raro exemplo de cidade otomana bem preservada". A cidade é um centro comercial e industrial, notadamente de alimentos, couro e têxteis.

Entre seus moradores famosos estão o ditador albanês Enver Hoxha e o escritor Ismail Kadaré.

Cultura e lugares de interesse[editar | editar código-fonte]

Muitas casas em Gjirokastër tem um característico estilo local que fez com que a cidade ganhasse o apelido de "Cidade das Pedras", porque a maior parte dos telhados das casas da cidade antiga sao feitos de pedra. Devido à importância de Gjirokastër para o regime comunista, o centro da cidade foi poupado de pelo menos algum do remodelação que atingiu outras cidades na Albânia, mas a sua designação de cidade-museu, infelizmente não significa a preservação da cidade. Consequentemente, muitos dos seus edifícios históricos foram dilapidados, um problema que está a ser resolvido lentamente.

Da Cidadela, no cimo de uma colina, pode-se ver a estrategicamente importante rota ao longo do vale do rio. Está aberta aos turistas e contém um museu militar com artilharia capturada e lembranças da resistência comunista à ocupação alemã,

Pix.gif Cidade-museu de Gjirokastra *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Girokastran linnake.jpg
Cidadela de Gjirokastër
País Albânia
Critérios C (iii) (iv)
Referência 569
Coordenadas 40º 4' 10" N 20º 8' 0" E
Histórico de inscrição
Inscrição 2005  (29ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

assim como um avião das Força Aérea dos Estados Unidos para comemorar a luta comunista contra as forças imperialistas. A Cidadela data do século XVIII e a sua construção foi ordenada por Gjin Bue Shpata, um líder tribal local. Adições à Cidadela foram construidas nos séculos XIX e XX por Ali Paşa Tepelene e pelo governo de Ahmet Bey Zogu. Actualmente tem 5 torres e uma torre do relógio, uma igreja, fontes, estábulos, etc. A parte norte do castelo foi transformada numa prisão pelo governo de Ahmet Bey Zogu e aprisionou prisioneiros políticos durante o regime comunista.

Gjirokastër tem também um antigo bazar, originalmente construído no século XVII, mas que teve que ser reconstruido no século XIX, depois de se incendiar. Há mais de 200 casas classificados como monumentos culturais e é também o local onde se realiza o Festival Nacional do Povo Albanês, lançado a cada quatro anos (o mais recente foi em 2005).

Economia[editar | editar código-fonte]

Gjirokastër é principalmente um centro comercial, com algumas indústrias, mais relacionado com os alimentícios, os têxteis e o couro.

Educação[editar | editar código-fonte]

A primeira escola albanesa em Gjirokastër foi a Escola Drita, que foi aberta em 1908. A Universidade de Eqerem Çabej fica nesta cidade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Communes of Albania Statoids. Página visitada em 17-7-2011.
  2. About Gjirokastra no site do município
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Albânia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.