Glória Menezes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Setembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Glória Menezes
A atriz, em 2010.
Nome completo Nilcedes Soares Magalhães Sobrinho
Nascimento 19 de outubro de 1934 (80 anos)
Pelotas, Rio Grande do Sul
 Brasil
Ocupação atriz
Cônjuge Tarcísio Meira
IMDb: (inglês)


Glória Menezes (nome artístico de Nilcedes Soares Guimarães (sobrenome de solteira [1] ) Nilcedes Soares Magalhães Sobrinho, Pelotas, 19 de outubro de 1934),[2] é uma atriz brasileira.

É casada com o ator Tarcísio Meira e mãe do também ator Tarcísio Filho. Tarcísio Filho é filho único do casal Tarcísio Meira e Glória Menezes, a qual tem outros dois filhos, de um casamento anterior.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Interpretou diversos personagens marcantes durante sua trajetória na TV como a mulher de muitas personalidades Maria de Lara, Diana e Marcia em Irmãos Coragem (1970); a mulher do povo Ana Preta em Pai Herói (1979), ambas de Janete Clair; as românticas Jordana em Jogo da Vida (1981), Roberta Leone em Guerra dos Sexos (1983) e a megera e fútil decadente Laurinha Albuquerque Figueroa em Rainha da Sucata (1990) do autor Silvio de Abreu; a ambiciosa Teresa Fraga Dantas de Corpo a Corpo (1984) de Gilberto Braga; a brega Rosemere da Silva em Brega e Chique (1987) de Cassiano Gabus Mendes; a aristocrata baronesa de Bonsucesso (Laura Correia de Andrade e Couto) em Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva; e a riquíssima Irene Fontini em A Favorita (2008), de João Emanuel Carneiro.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://geneall.net/pt/nome/595896/gloria-menezes/
  2. a b GeneAll, Nilcedes Soares Guimarães [em linha]
  3. Careca! Glória Menezes muda o visual para viver Pérola em sua fase monja (3 de abril de 2014). Visitado em 3 de abril de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Glória Menezes
Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.