Glaciar Mendenhall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Glaciar Mendenhall
O Glaciar Mendenhall e lago Mendenhall congelado num dia límpido de Inverno
Localização Alasca,  Estados Unidos
Coordenadas 58° 27′ N 134° 32′ W
Glaciar Mendenhall está localizado em: Alasca
Glaciar Mendenhall
Localização do glaciar no estado do Alasca

O glaciar Mendenhall é um glaciar com aproximadamente 19 km de comprimento situado no vale de Mendenhall a aproximadamente 19 km de Juneau, Alasca, nos Estados Unidos.

Originalmente conhecido como Sitaantaagu ("o glaciar por detrás da vila") ou Aak'wtaaksit ("o glaciar por detrás do pequeno lago") pelos tlingits, o glaciar foi baptizado glaciar Auke pelo naturalista John Muir em 1879. Foi rebaptizado em 1892 em honra de Thomas Corwin Mendenhall, superintendente do U.S. Coast and Geodetic Survey entre 1889 e 1894. Estende-se desde o campo de gelo de Juneau, a sua origem, até ao lago Mendenhall.

O Juneau Icefield Research Program estuda os glaciares de descarga do campo de gelo de Juneau desde 1946. Entre 1948 e 2005 o ponto terminal do glaciar, que flui através dos subúrbios de Juneau, recuou 580 metros. Desde 1910, ano da criação do lago Mendenhall, o glaciar recuou 2,8 km e recuou 4,0 km desde 1700. Actualmente apresenta balanço de massa negativo e deverá continuar a recuar no futuro próximo.

O glaciar Mendenhall está incluído na Floresta Nacional de Tongass.

Vista mais próxima do glaciar no Inverno.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Glaciar Mendenhall