Glaciar do Miage

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Glaciar do Miage
Vista do glaciar e o Jardim de Miage
Tipo Glaciar de vale
Localização Valle d'Aosta-Stemma.svg Vale de Aosta -  Itália
Área 11 km 2
Comprimento 10 km
Término 1 700 m
Glaciar do Miage está localizado em: Itália
Glaciar do Miage
Localização do glaciar

O glaciar do Miage (em francês: Glacier du Miage) faz parte do maciço do Monte Branco, encontra-se no vale Veny, do vale de Aosta, da Itália.

O glaciar é o maior glaciar da vertente italiana maciço do Monte Branco, e logo do maior glaciar no valdostano com 10 km de comprimento. É o resultado da junção do glaciar de Bionnassay, depois do glaciar do Dôme e finalmente do glaciar do Monte Branco.

O seu término a 1 700 m de altitude está recoberto por pedaços rochosos que lhe dão a sua cor preta e formam a magnífica morena com uma centena de metros de altura (ver Imagens externas).

Jardim de Miage[editar | editar código-fonte]

Formaram-se lagos no fim do glaciar, o lago do Brouillard, que na realidade já não existe mas cuja localização ainda é evidente e ainda aparece nalguns mapas, o lago de Combal que se tornou numa grande zona pantanosa, e finalmente o lago que se formou entre as duas línguas terminais do glaciar a 1.816 m de altitude, é conhecido por jardim de Miage ou lago verde (ver Imagens externas)

Uma linha de autocarro permite chegar a Plan Veny desde Courmayeur para um itinerário pedestre nos três lagos que se faz em 8 horas.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Imagens externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Glaciar do Miage

Referências