Glacê

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bolo de camadas com glacê
Biscoitos com glacê

Glacê é uma preparação de açúcar de confeiteiro, sumo de limão e clara de ovo utilizada para diversos usos na confeitaria, como cobertura e decoração de bolos e biscoitos[1].

O glacê mármore, mais conhecido como pasta americana ou fondant, tem esse nome em função da cor branca e textura lisa como o mármore[2], apresenta consistência mais sólida, sendo utilizada para cobrir o bolo e esconder quaisquer imperfeições. Já o glacê real, de textura mais suave, é utilizado para decoração, como o chantili e o marshmallow, mas apresenta textura de merengue ao secar.

No idioma alemão regional Riograndenser Hunsrückisch falado no Rio Grande do Sul por volta de um quarto da população do estado, a cobertura glacê se chama de Schnee (pronunciado: sch-nê), que também significa neve.

Riscos para a saúde[editar | editar código-fonte]

Ainda que o glacê real tenha sido preparado tradicionalmente com claras de ovos frescos, muitos lhes substituem por merengue em pó para evitar o risco de salmonelose dos ovos crus.[3] Alternativamente podem usar-se claras de ovo pasteurizadas e refrigeradas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. R7 Comidas e receitas «Glacê de limão especial». www.comidaereceitas.com.br , acessado em 28 de outubro de 2014.
  2. Portal Educação «Glacê Mármore - Bolos Artísticos». www.portaleducacao.com.br , publicado em 19 de março de 2013.
  3. «Egg Safety». American Egg Board (em inglês). 18 de janeiro de 2007. Consultado em 2 de maio de 2007