Gladiator (jogo de arcade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Desenvolvedora Allumer
Publicadora(s) Taito
Plataforma(s) Arcade, ZX Spectrum, Amstrad CPC, Commodore 64
Data(s) de lançamento 1986
Gênero(s) Beat'em up
Modos de jogo Multiplayer
Controles 8-way joystick, 3 botões
Hardware
Gabinete Upright, Cocktail
CPU Z80 (@ 6 Mhz), Z80 (@ 3 Mhz)
Som M6809 (@ 750 Khz), YM2203 (@ 1.5 Mhz), MSM5205 (@ 375 Khz)
Vídeo Raster, 256 x 224 pixels (Horizontal), 1024 colors

Gladiator (também conhecido como Great Gurianos) é um videogame de arcade de 1986, fabricado pela Taito Corporation. No Japão, seu nome é "Ougon no shiro" ("Castelo dourado").

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogador controla um gladiador de armadura chamado Guaranos através de um castelo. Ele intercala fases de obstáculos e lutas. Nas fases de obstáculos, ele tem que defender-se ou destruir morcegos, bolas de fogo, lâminas, etc. Nas lutas, ele enfrenta gladiadores como ele. Talvez seja um dos jogos mais originais já criados: Armado de espada e escudo, o jogador pode ir tirando as peças de armadura do inimigo conforme o local onde o golpe de espada acertar. Até mesmo a espada e escudo do inimigo podem ser quebradas, dependendo da paciência e habilidade do jogador. Infelizmente o adversário também pode quebrar o escudo do jogador(caso seja o escudo com que se inicia o jogo, que é de cor prateada), embora não a sua espada. O jogador, porém, na fase de obstáculos, pode pegar um escudo dourado, que é indestrutível. Se uma parte do corpo é atingida(seja pela arma ou maça do adversário ou pelos obstáculos) sem nenhuma proteção, o personagem atingido morre.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

A guerreira Irene expõe os seios nus quando atingida adequadamente no golpe decisivo. Sua couraça e bustiê podem ser arrancados com a espada, e se for atingida nas pernas após ser desnudada da cintura para cima, cairá ajoelhada, deixando seus seios visíveis.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]