Glbtq.com

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

glbtq.com é uma enciclopédia online que inclui biografias detalhadas de notáveis gays, lésbicas, bissexuais, transgéneros, e queers. É o sítio LGBT mais popular no Alexa (uma subsidiária da amazon.com).[1] e foi nomeado como um dos melhores sítios de referência gratuitos ("Best Free Reference Web Sites") em 2005 pela American Library Association.[2] . O The Advocate,[3] designou-o como a "the Encyclopedia Brittaniqueer".

O sítio glbtq.com foi criado em 2003 e é regularmente actualizado. Contem a maior e mais abrangente informação enciclopédica em língua inglesa sobre a cultura LGBT, organizada em mais de 2.000 artigos contendo mais de 2,2 milhões de palavras. Os seus artigos são classificados em 3 áreas: Arte, Literatura e História / Ciências Sociais. O sítio inclui também uma forum de discussão e zonas dedicadas a entrevistas, destaques e apresentações diversas, para além de editar quinzenalmente uma newsletter chamando a atenção para novos artigos e outras novidades.

Todos os artigos na enciclopédia são assinados e referenciados. Existem mais de 350 contribuidores, cujas biografias estão incluídas no próprio sítio.[4] Entre os contribuidores contam-se Tee Corinne (fotógrafo e artista), Shaun Cole (curador no Victoria and Albert Museum de Londres), William Hood (professor de arte do Oberlin College), Karla Jay (directora de Women's Studies na Universidade de Pace University), Stephen O. Murray (escritor), e Jim Provenzano (escritor).

O proprietário do glbtq.com é Andrew "Wik" Wickholm e o Editor Chefe é Claude J. Summers.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Em associação com a Cleis Press, o glbtq.com editou três livros:

  • Summers, Claude J.. The Queer Encyclopedia of the Visual Arts. [S.l.]: Cleis Press, 2004. ISBN 1-573-44191-0.
  • Summers, Claude J.. The Queer Encyclopedia of Music, Dance, & Musical Theater. [S.l.]: Cleis Press, 2004. ISBN 1-573-44198-8.
  • Summers, Claude J.. The Queer Encyclopedia of Film & Television. [S.l.]: Cleis Press, 2005. ISBN 1-573-44209-7.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]