Glen Matlock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Glen Matlock
Glen Matlock Borders Brighton 2005-03-13.jpg
Glen Matlock atualmente
Informação geral
Nascimento 27 de Agosto de 1956 (58 anos)
Origem Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Rock and Roll
Punk Rock
New Wave
Instrumento(s) vocal
baixo
Período em atividade 1975 – presente
Afiliação(ões) Sex Pistols
The Rich Kids
Vicious White Kids
The Flying Padovanis
The Faces
Página oficial Glenmatlock.com

Glen Matlock (27 de Agosto de 1956, Paddington, Londres) é um baixista inglês que fez parte da formação original da banda de punk rock britânico Sex Pistols. Porém, Matlock acaba saindo da banda em 1976, devido aos conflitos com Johnny Rotten (nome artístico do vocalista da banda, John Lydon). Porém Glen volta à banda anos depois, em uma turnê de 1996, continuando até hoje com uma carreira ativa com os Sex Pistols.

Dentre todas suas composições, as que mais se destacam se encontram no álbum Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols (dos Sex Pistols). Entre estas composições estão Anarchy in The UK, God Save The Queen, Pretty Vacant, entre outras.

Sex Pistols[editar | editar código-fonte]

O Sex Pistols foi uma das primeiras bandas que Glen Matlock participou em 1975, uma das bandas precursoras do punk rock (variação do rock and roll, só que com letras mais agressivas e som mais pesado) junto a Johnny Rotten, que a partir de então se tornaria um dos grandes inimigos de Glen.carece de fontes

Porém devido a problemas com Johnny Rotten, Glen sai da banda em 1977 e deixa o seguinte depoimento: "estou cansado de toda essa bobagem", como diz ele em sua autobiografia.

The Rich Kids[editar | editar código-fonte]

Após sair dos Sex Pistols, Glen decide formar sua própria banda, e a batiza de The Rich Kids em 1977. O jovem punk era o destaque na banda, e os Rich Kids também tinham em sua formação o também guitarrista do The Clash Mick Jones, o tecladista, voalista e guitarrista Midge Ure e Rusty Egan na bateria.

A banda acaba por chegar ao seu fim em 1979, porém volta em janeiro de 2010 para uma turnê beneficente.

Vicious White Kids[editar | editar código-fonte]

Junto a Sid Vicious, Glen decide formar uma banda para durar apenas um show com o intituito de ganhar dinheiro. A banda se apresentou em 15 de Agosto de 1978, mas foi lançado em aúdio no mercado só em 1991. Entre os integrantes da Vicious White Kids estavam Rat Scabies do The Damned e Steve New dos Rich Kids (que na época, ainda estava na ativa).

Entre o repertório de músicas da banda estavam My Way de Frank Sinatra, I Wanna Be Your Dog entre outros.

The Flying Padovanis[editar | editar código-fonte]

Já em 2005, Glen entra para a banda de punk instrumental The Flying Padovanis formada nos anos 80, e grava dois álbuns junto a Joe Strumer do The Clash, Henry Padovani, Paul Slack (ex-UK Subs) e Chris Musto.

Faces[editar | editar código-fonte]

No ano de 2010, Glen também entra para a clássica banda de Rock and Roll e Blues Rock The Faces.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]