Glen or Glenda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Glen or Glenda
Glen ou Glenda (BR)
Cartaz do filme
 Estados Unidos
1953 • p&b • 65 min 
Direção Ed Wood
Roteiro Ed Wood
Elenco Daniel Davis
Dolores Fuller
Bela Lugosi
Género drama
pseudo-documentário
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

Glen or Glenda (br: Glen ou Glenda?) é um filme americano de 1953 do gênero exploitation em tom de documentário, escrito e dirigido por Ed Wood, com participação do famoso ator Bela Lugosi em fim de carreira e de Dolores Fuller, na época namorada do diretor. Ed Wood é reputado como o pior diretor do cinema e Glen or Glenda é sempre citado como um dos piores filmes da História, embora com o tempo ganhasse a fama de cult.

O filme aborda à maneira fragmentária do diretor os temas do travestimento masculino e da transsexualidade, com uma narrativa tolerante aos fenômenos, embora intercale as falas e os fatos científicos com as intervenções sinistras e sobrenaturais do personagem de Lugosi.

Como era comum nos filmes de Ed Wood, as narrativas orais tentam amarrar diversas imagens e fragmentos à princípio sem conexão entre si: para ilustrar o dilema do personagem Glen, o diretor coloca uma longa cena com imagens de sonho que aludem a desvios sexuais, como fetichismo, estupro e sadomasoquismo. Sob o pretexto de que o personagem transsexual lutou na II Guerra Mundial, são mostradas várias cenas de combate. Há também uma cena de Lugosi com a face sobreposta a de Bisões, sem uma razão aparente.

Elenco Principal[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Na primeira parte do filme o narrador chamado de "O Cientista" aparece fazendo comentários sobre a Humanidade. Logo a seguir o Inspetor Warren encontra o cadáver de um travesti masculino suicida chamado Patrick/Patricia. Ele então procura o Dr. Alton, perito nesses casos, que lhe conta a história de Glen/Glenda. Alton explica que Glen, apesar de se travestir, não era homossexual. Estava noivo e seu dilema era contar à sua namorada Barbara sobre a sua "mania".

Na segunda parte, o Dr. Anton conta a história de Alan/Anne, um homem que desejava ser mulher e que conseguiu mudar pela cirurgia, favorecido por ser um pseudo-hermafrodita (possuia ambos os órgãos genitais, embora apenas um fosse completo).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A cirurgia de mudança de sexo de Christine Jorgensen que ganhou as manchetes dos períodicos nacionais dos Estados Unidos em 1952 foi a inspiração para o produtor George Weiss resolver financiar um filme para faturar com o fato. Wood convenceu Weiss que ele era o melhor para dirigir o filme (Wood se travestia de mulher na vida real). Contudo, o filme falava sobre travestis, diferente do encomendado. Wood então colocou cenas extras sobre a cirurgia de mudança de sexo.
  • Esse foi o único filme dirigido por Wood que não foi produzido por ele mesmo. Ele convenceu Lugosi, na época empobrecido e drogado, a aparecer no filme. Wood interpretou o personagem-título, mas nos letreiros usou o pseudônimo de "Daniel Davis".[1] Sua namorada Dolores Fuller interpreta a namorada de Glen. Fuller não foi avisada do travestismo de Wood, nem conhecia detalhes do roteiro. Wood raramente se vestia de mulher quando ela estava no set. Quando Fuller assistiu ao filme, disse que ficou humilhada com a experiência.
  • Outro travesti chamado Glenda aparece na novela de Wood Killer in Drag.
  • No filme de Tim Burton, a produção do filme "Glen ou Glenda?" é contada com destaque, sendo reencenadas várias cenas com Johnny Depp no papel de Ed Wood.
  • Um remake pornográfico do filme chamado Glen & Glenda foi realizado em 1994 com o mesmo roteiro mas com inserções de cenas de sexo explícito.[2]
  • No filme Seed of Chucky (br.: O filho de Chucky), os bonecos malévolos Chucky e Tiffany chamam seu filho de "Glen ou Glenda".

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Peary, Danny. Cult Movies 3. New York: Simon & Schuster Inc., 1988. 97–101 pp. ISBN 0-671-64810-1
  2. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]