Glenn Cunningham

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Glenn Cunningham
Informações pessoais
Nome completo Glenn V.Cunningham
Modalidade Atletismo
Nascimento 4 de Agosto de 1909
Elkhart, Kansas
Nacionalidade  Estados Unidos
Falecimento 10 de março de 1988 (78 anos)
Compleição Peso: 70 kg Altura: 1,78m
Medalhas
Jogos Olímpicos
Prata Berlim 1936 1500 m

Glenn V.Cunningham foi um atleta americano. Chegou a ser o corredor mais rápido do mundo na corrida de uma milha. Conquistou a medalha de prata na categoria 1500 metros rasos, nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim.[1]

Quando tinha apenas oito anos de idade, os médicos disseram-lhe que nunca mais poderia andar novamente, depois que ele sofreu graves queimaduras nas pernas por uma explosão com gasolina. Cunningham não só andou, mas foi um dos primeiros a vencer as milhas na década de 1930.

Por três anos (1932, 1933 e 1934) ele ganhou o Big Six e ganhou novamente nas Olimpíadas em 1936. Então, em 1938 Cunningham tornou-se o mais rápido corredor do mundo, estabelecendo um novo recorde no Dartmouth College. Nesse mesmo ano, ele também recebeu um doutorado da Universidade de Nova Iorque.

Durante a Segunda Guerra Mundial, ele entrou na Marinha e estabeleceu novos programas de treinamento físico nas estações de treinamento nos Grandes Lagos e San Diego.

Cunningham recebeu reconhecimento por um longo tempo, mas talvez um dos maiores foi no Elkhart's Glenn Cunningham, realizada em 1933, quando ele retornou da Europa depois de ter ganho onze corridas. Cunningham acabaria por ver seus recordes quebrados por alguns dos maiores corredores de Kansas - Archie Romani, Jr., Wes Santee e Jim Ryun.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Athletics pictogram.svg Este artigo sobre um(a) atleta, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.