Glenn Danzig

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Glenn Danzig
GlennDanzig.JPG
Informação geral
Nome completo Glenn Allen Anzalone
Nascimento 23 de junho de 1955 (59 anos)
Local de nascimento Lodi, Nova Jersey
 Estados Unidos
Gênero(s) Heavy metal, Doom metal, punk rock, classica,
Instrumento(s) Vocal, baixo, guitarra, piano, bateria, teclado, harmónica
Período em atividade 1977–presente
Gravadora(s) Plan 9, Evilive
Afiliação(ões) Misfits
Samhain
Danzig
Página oficial http://www.danzig-verotik.com/

Glenn Allen Anzalone (Lodi, 23 de junho de 1955), mais conhecido pelo nome artístico de Glenn Danzig, é um músico estadunidense. Ele formou a banda de horror punk Misfits (nome tirado do último filme de Marilyn Monroe) junto com o baixista Jerry Only no final dos anos 70 em New Jersey. Gravou clássicos como "Skulls", "Die, Die my Darling", "Last Caress", "Astro Zombies", "Bullet", "Halloween" e muitos outros, além de ter formado sua própria banda, o Danzig[1] .

A carreira de Glenn abrangeu uma série de gêneros musicais ao longo dos anos, incluindo punk rock, heavy metal , rock industrial, música clássica. Ele escreveu canções para outros músicos, como Johnny Cash e Roy Orbison.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ainda na infância teve aulas de piano e clarinete. Mais tarde, aprendeu sozinho a tocar guitarra. Glenn entrou no mundo da música aos onze anos, e descreve os grupos Black Sabbath , Blue Cheer e The Doors como suas primeiras influencias musicas. Nunca teve aulas de canto. Como cantor, é notório por seu tímbre de voz barítono, tanto que frequentemente tem sido comparado ao de Elvis Presley , Jim Morrison e Howlin' Wolf, outra forte influência para ele é Bill Medley. Glenn chegou a mencionar que quer gravar um álbum de blues com Jerry Cantrell.

O Misfits de Glenn Danzig encerrou suas atividades em 1983, quando este resolveu seguir carreira solo por constantes brigas com a banda e a sua insatisfação com suas habilidades musicais, todavia nunca se esclareceu de fato o fim desta formação do grupo. Quando questionado sobre o assunto, Glenn fica nervoso e desconversa. Logo depois ele foi formar outras bandas como o Samhain e, depois de certo tempo, a banda Danzig. No ano de 1995, em virtude da repercussão da carreira solo de Danzig e dos covers de suas músicas gravadas por Metallica e Guns N' Roses("Last Caress" e "Die, Die My Darling"/"Attitude"), o Misfits voltou à ativa com o baixista Jerry Only e seu irmão, o guitarrista Doyle. Mais tarde lançaram o álbum Earth A.D./Wolfs Blood(1983), sendo este o último gravado com Glenn nos vocais.

Depois do Misfits, ele começou a trabalhar em uma nova banda, Samhain. Que começou quando Glenn foi ensaiar com Eerie Von . Glenn Danzig tirou o nome da banda inspirado no antigo Ano Novo Celta, que influenciou a evolução do Halloween moderno. Inicialmente Samhain foi tido como um "super grupo" punk rock, mais tarde mudariam o nome para "Danzig".

Em 1988 o Danzig lança seu primeiro disco Danzig, com Glenn Danzig nos vocais, Eerie Von no baixo, John Christ na guitarra, e Chuck Biscuits na bateria. Contavam com o apoio do Metallica, que sempre tocou cover dos Misfits, e resolveu dar uma força para a nova banda de Glenn. Segundo boatos a faixa "Possession" do primeiro disco tem a participação de James Hetfield, embora sem créditos.

De 88 a 89 a banda excursionou, e em 1990 lançou um vídeo com clips e declarações de seus integrantes.

Seu segundo álbum, Lucifuge, sai em 1990, com músicas como "Long Way Back From Hell", "Her Black Wings". No ano seguite lançam um segundo vídeo, também chamado Lucifuge.

Em 1992 é a vez de How the Gods Kill considerado o melhor trabalho da banda. Além da faixa-título, destacam-se "Dirty Black Summer" e "Do You Wear the Mark".

Em 1993, lançam o EP "Thrall", com três músicas inéditas, juntamente com o EP "Demonsweatlive", com quatro músicas ao vivo.

"Danzig IV" sai em 1994 com o hit "Cantspeak". No ano seguinte, nos dias 20 e 21 de junho a banda se apresenta pela primeira vez no Brasil. O show foi na extinta casa de shows Olympia e marcou o lançamento do CD. No palco uma surpresa para os brasileiros era a saída de Chuck Biscuits da bateria, dando lugar a Joey Castillo, que superou as expectativas.

Glenn se desentendeu com a banda, o que leva ao seu término, e abre uma editora e começa a fazer quadrinhos. Eerie Von foi para o ramo de trilhas sonoras de filmes e John Christ começa uma carreira solo. Glenn resolve voltar com a banda, chama Joey Castillo de volta, convida Joseph Bishara para os teclados e Josh Lazie para o baixo, e fazem um som totalmente diferente do antigo Danzig, se voltando para o eletrônico.

Em 2005 Glenn Danzig fez uma turnê com sua banda Danzig, que tinha Doyle como convidado especial, tocando uma série de clássicos em homenagem ao Misfits.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Misfits[editar | editar código-fonte]

Samhain[editar | editar código-fonte]

  • Initium (1984)
  • Unholy Passion (1985)
  • Samhain III: November-Coming-Fire (1986)
  • Final Descent (1990)

Danzig[editar | editar código-fonte]

Bandas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Glenn Danzig Discogs.com. Página visitada em 21 de julho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]




Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.