Glest

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Glest
Produtora Glest Team
Plataforma(s) Multi-Plataforma
Data(s) de lançamento 25/12/2004
Gênero(s) Real-time strategy
Modos de jogo Single player, Multi player
Requisitos mínimos OpenGL 1.3+
Controles Teclado, mouse

Glest é um jogo de estratégia em tempo real multi-plataforma personalizável e livre.[1]

O jogo se passa em um período que lembra a Idade Média e possui duas facções jogáveis, Magic e Tech. O lançamento das versões 2.0 e 3.0 adicionaram novas unidades, upgrades e uma expansão geral ao game. A versão 3.0 adicionou o suporte a partidas em rede. Além disso, novos recursos são continuamente adicionados através da Engine Avançada Glest (Glest Advanced Engine - GAE), uma modificação do game completamente separada que também é multi-plataforma. Essa engine sempre é desenvolvida para ser compatível com a versão mais recente de Glest.

Glest tem uma comunidade ativa[1] , com mapas, unidades e facções personalizadas.

Facções[editar | editar código-fonte]

O jogo foi originalmente lançado com duas facções: Magic e Tach, cada um com unidades, construções e aperfeiçoamentos distintos. Diversas outras facções foram criadas com extenções.

  • Tech. A facção usa guerreiros humanos tradicionáis e possuem armas medievais. São fortes em combates corpo-a-corpo, eles são como a maioria dos outros jogos de estratégia. Tech são ideais para jogados iniciantes se familizarizarem com o jogo, mas podem ser desafiadores para jogadores experientes.
  • Magic. Focado nos jogadores mais experiêntes. A maioria das suas unidades são morfadas ou invocadas de outras, e eles não são tão fortes como os Tech em combate corpo-a-corpo. Com tudo, são mais versáteis e fortes em ataques a longa distâncias.

Informações para Modificações[editar | editar código-fonte]

  • Definições em XML. A definição de cada unidade, construção, aperfeiçoamento, facção e recurso é definido por um arquivo XML separado. Cada propriedade e comando de uma unidade também possui um arquivo separado. Criando ou modificando a estruturas das pastas e diversos arquivos XML, o game pode ser completamente modificado, novas facções inteiras podem ser criadas.
  • Modelos G3D. Glest usa o seu próprio formato de arquivos 3d para modelos de unidades e animações. Os modelos podem ser exportandos do 3ds Max ou do Blender.
  • Editor de Mapas. Há um simples e fácil editor de mapas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Glest.org

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Glest