Glogster EDU

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Glogster EDU
Glogster EDU Logo.png
Requer pagamento? Bandeiras, marketing de referência
Gênero Serviço de Rede Social
Cadastro Opcional
Idiomas inglês
Lançamento Novembro de 2008
Página oficial edu.glogster.com

O programa educativo Glogster EDU foi criado com base na popularidade crescente do programa Glogster.[1] O Glogster EDU é uma plataforma de Web 2.0 que permite aos usuários criar pósteres virtuais interactivos e carregar neles vídeos, música, sons, imagens, texto, anexos de dados, efeitos especiais, animações e links. Também fazem parte integrante da plataforma ferramentas de desenho. Enquanto a versão original de Glogster é usada sobretudo por adolescentes, o Glogster EDU destina-se em primeiro lugar a professores, alunos, escolas do ensino primário e secundário. Hoje em dia, o Glogster EDU é usado por mais de 3 000 000 de alunos e professores.[2] O Glogster EDU é uma espécie de sistema de gestão da aprendizagem. Os professores podem criar com os alunos projectos que se estendem a outras escolas.

Ensino com o Glogster EDU[editar | editar código-fonte]

Glog

O Glogster EDU é um sistema educativo em linha destinado ao ensino de cooperação interactiva e é adequado para professores, alunos e para a escola inteira. Ajuda os professores a transformar o mero ensino em diversão e alegria.[3] Durante a aula, o professor reage e avalia o trabalho dos alunos. A plataforma é segura porque apenas o professor tem o acesso a ela e pode monitorizar completamente todas as actividades dos seus alunos e determina quais Glogs podem tornar-se públicos. O professor cria, assim, uma enciclopédia digital em linha com conteúdo educativo. O Glogster EDU permite aos alunos expressar-se e, ao mesmo tempo, desenvolve a criatividade deles. No Glog, os alunos publicam várias informações relativas a si ou processam tarefas e temas escolares na sua concepção. Além disso, os Glogs podem ser criados sob várias categorias, tal como matemática ou física. [4] Com o Glogster EDU, os professores podem criar contas dos alunos sem usar os endereços electrónicos l ou as informações pessoais deles. A ferramenta Glogster EDU cria um ambiente no qual os professores podem colaborar e debater com os alunos e recebem um retorno recíproco.[1] Os alunos criam Glogs nos quais podem enviar comentários uns aos outros. O professor pode trocar mensagens com os alunos. Desta forma, os professores podem monitorizar os projectos e gerir o progresso deles. No programa Glogster EDU criam-se Glogs sob várias categorias com vários temas, por exemplo, matemática, ciência, meio ambiente, história, tecnologias, arte, fotografia ou música. [5]

História[editar | editar código-fonte]

O Glogster EDU nasceu em Outubro de 2009. Foi usado pela primeira vez nos EUA. Em Novembro de 2009 foi criada uma nova versão Glogster EDU 2.0 que contém outros elementos educativos interactivos como gráfica nova e ampliada, conta principal do professor que monitoriza as actividades do professor e a sua edição das contas dos alunos (por exemplo, registo, acréscimo ou eliminação do aluno), criação de classes, projectos escolares e progresso na criação de Glogs de alunos. Na sua criação, o Glogster inspirou-se em pósteres clássicos de papel e, em geral, na cultura pop de pósteres de adolescentes de todo o mundo.

Glogster[editar | editar código-fonte]

O Glogster é uma rede social que permite aos utilizadores a criação de cartazes interactivos gratuitos ou glogs. O glog, abreviatura de blog gráfico, é uma imagem multimédia interactiva. Parece um póster, mas os leitores podem interagir com o seu conteúdo. O Glogster foi fundado em 2007. Actualmente, esta rede social conta com centenas de milhares de utilizadores registados. Grande parte da comunidade Glogster é composta por jovens

Glogster EDU: comparação entre a versão paga e a gratuita[editar | editar código-fonte]

O Glogster EDU tem duas variantes: o EDU Basic, que é grátis, e o EDU Premium, que é pago. A diferença principal reside no número de alunos, na gestão dos alunos, projectos, classes e na partilha de alunos em várias escolas e em muitas outras funcionalidades como, por exemplo, desenho no Glog, possibilidade de introduzir dados no Glog ou possibilidade de aproveitar galerias de media especiais Glogster EDU Premium.

Parcerias[editar | editar código-fonte]

Em Junho de 2009, o Glogster EDU anunciou uma parceria cooperativa com o SchoolTube, um dos portais mundialmente mais importantes no que concerne aos media educativos.[1] Esta parceria permite aos alunos e professores que usam o Glogster EDU partilhar os seus glogs no popular servidor School Tube e importar multimédia do SchoolTube para os seus glogs. Desde Maio de 2009 o Glogster EDU também colabora com a DetentionSlip.org, uma empresa de multimédia online que se dedica a notícias relacionadas com a educação pública. Outros parceiros são, por exemplo, Wikispaces e Edmodo – plataformas sociais para ensino e partilha de informações para alunos e professores. Por exemplo, o Glogster EDU colabora com a organização internacional para a tecnologia no ensino – ISTE, ou com outras associações como MassCUE ou NECC Ning. Síntese de parcerias do Glogster EDU (ano de início da parceria e objectivo da colaboração)

  • Edmodo (2010) – o Glogster integra Glogs entre os seus serviços
  • Wikispaces (2010) – o Glogster integra Glogs entre os seus serviços
  • SchoolTube (2009) – na versão EDU é possível introduzir vídeos educativos de SchoolTube em Glogs.
  • TeacherTube (2010) – o Glogster EDU tem um perfil de parceiro em TeacherTube. Apresentam o Glogster entre outros serviços do mesmo estilo.
  • TinyPic (2009) - possibilidade de registo no serviço e de introdução de imagens TinyPic na criação de Glogs.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]