Gloria (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gloria
Logo gloria.png
Logotipo da banda
Informação geral
Origem São Paulo, SP
País  Brasil
Gênero(s) Post-Hardcore (começo),[1] [2] , Metalcore e Screamo (atualmente),[3] [4] [5]
Período em atividade 2002 – atualmente
Gravadora(s) Independente
Página oficial gloriaoficial.com.br
Integrantes Mi
Elliot Reis
Peres Kenji
Ricky Machado
João Milliet
Ex-integrantes Yuri Nishida
Gee Rocha
Guga
Thiba
Johnny
Denis Mendes
Rafa
Fil
Eloy Casagrande

Gloria é uma banda brasileira de post-hardcore formada em 2002 na cidade de São Paulo. A banda tem como característica misturar o peso do metal com um toque melódico. A oportunidade para integrar o cast da Universal Music em 2008 ocorreu através do produtor musical Rick Bonadio.[6]

A banda tem destaque nacional pelo seu som pesado, ritmo ainda periférico no Brasil. O Gloria, formado atualmente por Mauricio Vieira "Mi" (vocal) Elliot Reis "Elliot"(guitarra/vocal) Alexandre Peres "Peres Kenji" (guitarra), João Milliet (baixo) e Ricky Machado (bateria) faz shows em todo o país.

História[editar | editar código-fonte]

Início (2002 - 2004)[editar | editar código-fonte]

Formada originalmente em 2002 por Mi e Yuri Nishida. Com a saída de Mi do Dance of Days, eles resolveram criar o Gloria. Com o projeto em mente, integraram-se na banda o guitarrista Guga, que tocava na banda Millidux , o baterista Denis Mendes, que tocava na banda do veterano Marcelo Nova, e seis meses depois o baixista Johnny. Em 2004 laçam o EP Piano Perfeito, com algumas das músicas que viriam a integrar o futuro álbum. Entre o lançamento do EP dois integrantes deixam a banda: o baterista Denis Mendes que foi substituído por Rafael e o guitarrista Guga que foi substituído por Gee Rocha, na época baixista do Nx Zero, atualmente guitarrista da mesma banda. Depois dos acertos na formação, começaram a fazer shows com Yuri na guitarra e vocais, João no baixo, Gee Rocha na guitarra, Rafael na bateria, e Mi no vocal.

O Fim é uma Certeza (2005)[editar | editar código-fonte]

Em 2005 eles gravam o primeiro álbum O Fim é Uma Certeza. E o Gloria muda novamente sua formação, com a saída de Yuri, a banda enfrentou uma fase de adaptações e de dificuldades. Entra Thiba na guitarra no lugar de Yuri, e eles lançam a música Ela e a Tempestade (que não esteve presente em nenhum álbum) com Gee nos vocais, música que teve uma aceitação incrível, tanto que o Gloria se viu pressionado a pensar ja no seu segundo álbum. Em seguida gravam Asas Fracas, a música em pouco tempo tornou-se um hino para eles. Gloria então entra em estúdio e começa a trabalhar em seu segundo álbum.

Nueva (2006 - 2008)[editar | editar código-fonte]

Em 2006 lançam o Nueva. Logo depois lançam o clipe da música Janeiro de 2006, com o novo álbum a banda chega nos topos de sites de mp3 brasileiros, o Gloria vai tornando ainda maior, com ainda mais aceitação do público e mídia nacionais.

Com as bandas Gloria e NX Zero crescendo demais Gee não conseguia se adaptar aos horários e acaba deixando o Gloria, juntamente com Thiba. Elliot Reis assume os vocais e Peres Kenji a guitarra ambos ex-integrantes da banda Indene, e mais uma vez o Gloria muda um pouco seu som. No entanto, nesse meio tempo, Rafa sai da banda por problemas não esclarecidos, e entra Fil (ex -Dossiê), assim fechando a formação do Gloria para o próximo álbum. Nesse tempo então a adaptação das músicas para o novo "estilo" foram ficando mais marcantes nos shows e o Gloria acaba tormando uma nova banda com uma organização invejável e apresentações incríveis.

Em 2007 a banda é eleita pelo site Zonapunk, a melhor banda nacional independente, e também indicada ao prêmio Toddy. O público esperava ansioso pelos resultados das mudanças, quando o Glória em alguns shows, começava a tocar "projetos" de músicas novas. No final de 2007 na apresentação no Jornal da MTV, o Gloria toca pela primeira vez a música Anemia. A música conta com um refrão marcante e guitarras pesadas, o que surpreendeu muitos fãs antigos do Gloria e conquistou novos fãs.

Em 2008 a banda fatura 2 prêmios novamente no site Zonapunk, de melhor show e melhor comunidade no Orkut, prêmios recebidos no Hangar 110, famosa casa underground de São Paulo. Conquistaram um espaço que antes poderia se dizer que era impossível para uma banda com o tipo de som que o Gloria faz. Ainda nesse ano a banda conquista a maior recompensa . A banda assina um contrato com uma gravadora. O convite aconteceu após um show que o Gloria abriu para os gaúchos do Fresno, no Espaço das Américas, em São Paulo. Rick Bonadio teria ficado impressionado com a resposta do público, que cantou em coro músicas como Verdades, Asas Fracas e Anemia.[7]

Gloria (2009 - 2011)[editar | editar código-fonte]

A expectativa dos fãs para o próximo álbum era imensa, então antes do lançamento do novo álbum o Gloria gravou o Estúdio Tramavirtual, e lançou o hit Minha Paz, música que ocupou o top 5 do site frequentemente.

Em 2009, a banda lança o álbum homônimo Gloria com a produção de Rick Bonadio e Paulo Anhaia. O álbum possui uma sonoridade diferente dos outros álbuns, o que fez com que Gloria conseguisse chamar ainda mais a atenção dos fãs. Além de ser o primeiro disco da banda lançado por uma grande gravadora. O primeiro single foi Minha Paz, que chegou nas paradas de varias rádios e de canais com o clipe.

O lançamento do 1º álbum no mainstream proporcionou algumas quebras de barreiras para uma banda até então não comercial, como a participação de um programa da radio Jovem Pan, e a conquista do Meus Prêmios Nick 2009, do canal de TV à cabo Nickelodeon.

No final de 2009 o videoclipe da 2ª música de trabalho "Agora é Minha Vez" é lançado e começa o ano de 2010 estreiando no festival Planeta Atlântida.[6] Em 2010 a banda lança dois videoclipes: em junho, é lançado o clipe da música "Tudo Outra Vez", uma balada rock, quee tem a participação dos integrantes do NX Zero e em outubro, é lançado o clipe da música "Vai Pagar Caro Por Me Conhecer", gravado nas dependências do Hangar 110. No dia 11 de outubro, a banda apresentou-se no grande evento sustentável SWU, e foi muito bem aceita pelo público, tocando sucessos como "Anemia" e "Agora é Minha Vez", além da inédita "Renascido".

[Re]Nascido (2011 - atualmente)[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2011 o vocalista da banda, informou através do fotolog que o baterista Fil já não pertencia mais ao grupo, alegando de que a banda tinha caminhos diferentes do baterista [8] , para substituí-lo eles convidaram o baterista Eloy Casagrande[9] . E no mesmo mês, o Rock In Rio anunciou que a banda foi confirmada para completar o line-up do Dia do Metal. Abrindo assim a sequência de shows no Palco Mundo, que além deles, tocaram Metallica, Motorhead, Slipknot e Coheed and Cambria.[10] Em novembro foi anunciada a saída do baterista Eloy Casagrande que se deu pelo convite da banda Sepultura. Apesar do curto tempo no Gloria o baterista gravou todas as músicas do novo álbum que foi lançado no ano de 2012 e conta com onze músicas. [11] E para substituir mais uma vez o baterista, o músico Ricky Machado foi convidado ao grupo.

No final do ano, a banda lançou mais 4 músicas (singles) que seriam do novo álbum (Re)Nascido, lançando em abril de 2012, após o cancelamento do contrato com a gravadora Arsenal. O novo álbum traz participações especiais como Galdino do Teatro Mágico e Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno. No dia 26 de Março a Banda Gloria anunciou através de seu facebook a saída do Baixista Johnny Bonafé por motivos pessoais.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação atual[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Yuri Nishida - guitarra e vocal (2002-2005)
  • Thiba - guitarra (2005-2006)
  • Gee Rocha - guitarra (2003-2005), guitarra e vocal (2005-2006)
  • Guga - guitarra (2002 - 2003)
  • Denis Mendes - bateria (2002-2004)
  • Rafa - bateria (2004-2007)
  • Fil - bateria (2007-2011)
  • Eloy Casagrande - bateria (2011)
  • Johnny Bonafé - baixo (2003-2013)

Discografia[editar | editar código-fonte]

EP[editar | editar código-fonte]

  • Piano Perfeito (2004)

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ao Vivo[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Single Paradas Álbum
BRA Hot 100 BRA Hit Parade
2008 "Anemia" - - Gloria
2009 "Minha Paz" 11 -
2009 "Agora é Minha Vez" 49 -
2010 "Tudo Outra Vez" 21 -
2010 "Vai Pagar Caro Por Me Conhecer" 32 -
2012 "Sangue" [12] 97 - (Re)Nascido
2012 "A Arte de Fazer Inimigos" 27 -
2012 "Horizontes" 37 -
2013 "Bicho do Mato" 30 -
2013 "Presságio" - -

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado
2009 Prêmio Multishow de Música Brasileira Banda ou artista revelação Indicado[13]
MTV Video Music Brasil Banda/Artista Revelação Indicado[14]
2010 Prêmio Rock Show Show do Ano Venceu[15]
2011 Prêmio Rock Show Artista do Ano Venceu[16]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Gloria mostra seu screamo no Chat Show desta quinta (em português) Terra Networks. Visitado em 29 de março de 2011.
  2. SWU: Gloria comanda roda de pogo sob sol forte em Itu (em português) Contigo!. Visitado em 29 de março de 2011.
  3. Leonardo Dias Pereira. Em Busca do Peso Perdido Rolling Stone. Visitado em 29 de Dezembro de 2011.
  4. Lizandra Pronim (26 de Setembro de 2011). Gloria abre noite Metal com dificuldade Territoriodamusica. Visitado em 29 de Dezembro de 2011.
  5. Banda Gloria lança CD pelo selo de Rick Bonadio Estadão (24 de Abril de 2009). Visitado em 29 de Dezembro de 2011.
  6. a b Gloria MySpace (em português). Visitado em 17 de março de 2010.
  7. Banda Gloria é nova aposta do produtor Rick Bonadio (em português) Abril. Visitado em 21 de abril de 2011.
  8. Baterista do Gloria sai da banda (em português) MTV. Visitado em 3 de maio de 2011.
  9. Gloria anuncia novo baterista (em português) Nação Música. Visitado em 20 de maio de 2011.
  10. [http://entretenimento.r7.com/musica/noticias/rock-in-rio-confirma-banda-gloria-para-dia-dedicado-ao-metal-20110420.html Rock in Rio confirma banda Glória para dia dedicado ao metal] (em português) R7 Entretenimento. Visitado em 3 de maio de 2011.
  11. Eloy Casagrande deixa o Gloria e assume a bateria do Sepultura (em português) Nação Música. Visitado em 14 de novembro de 2011.
  12. Glória lança single 'Sangue', primeiro do novo disco (em português) MTV. Visitado em 05 de fevereiro de 2011.
  13. Diversidade marca a disputa na categoria Revelação (em português) Multishow. Visitado em 19 de fevereiro de 2010.
  14. VMB 2009 - Categoria Revelação (em português) MTV. Visitado em 19 de fevereiro de 2010.
  15. .::Rock Show Santos ::. (em português) Rock Show Santos. Visitado em 20 de novembro de 2010.
  16. Shadowside: contemplada no "Prêmio Rock Show 2011" (em português) Whiplash. Visitado em 04 de dezembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]