Gnorimopsar chopi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGnorimopsar chopi
Gnorimopsar chopi -Iguazu National Park -Argentina-8.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Icteridae
Género: Gnorimopsar
Espécie: G. chopi
Nome binomial
Gnorimopsar chopi
(Vieillot, 1819)

Gnorimopsar chopi, popularmente conhecido como graúna ou pássaro-preto, é uma espécie de ave da família Icteridae. É a única espécie do género.

Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Peru e Uruguai.

Os seus habitats naturais são: savanas áridas, campos de gramíneas de baixa altitude subtropicais ou tropicais sazonalmente úmidos ou inundados, pastagens e florestas secundárias.

Põe em média 4 ovos em ninhos geralmente construídos em buracos de árvores ou em ninhos abandonados de outras aves. Sua incubação é de 14 dias. Os filhotes permanecem em média 18 dias no ninho. Com 40 dias podem ficar independentes dos pais. Não há dimorfismo sexual ou etário, pois machos e fêmeas cantam, e os jovens são como os adultos.

Há dificuldades na formação do casal. As tentativas de reprodução devem ser feitas em viveiros de viveiros de 1 m de largura X 2 m de altura X 3 m de profundidade.

No Nordeste ocorre a graúna (Gnorimopsar chopi sulcirostris), bem maior que o pássaro-preto. Devido ao nome chopi, presente na identificação científica, essa espécie recebe erroneamente o nome de Chopim ou Gaudério (da espécie Molothrus bonariensis): o macho é azul escuro de tonalidade de metálica, e a fêmea preto fosco.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aves passeriformes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.