Goa'ulds

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

No universo de ficção científica de Stargate, os goa'ulds são uma espécie alienígena parasítica que aparece na telessérie americana Stargate SG-1. Sua aparência física assemelha-se a das serpentes, mas costumam hospedar-se no cérebro de animais maiores — especialmente seres humanos — , que passam a controlar.

Tal como descrita no seriado, a maioria dos goa'ulds passa por deuses que comandam exércitos escravizados. São considerados maus, egocêntricos e megalomaníacos pelos que não os adoram. O termo goa'uld significaria "filhos dos deuses" na língua fictícia daquela espécie. Os goa'ulds mais poderosos são chamados "senhores do sistema" (System Lords, em inglês), controlando planetas, exércitos formados por humanos conhecidos como "jaffa", e frotas de naves espaciais. Entretanto, uma parte da espécie, os "tok'ras", rejeita o paradigma "deus-escravo" dos demais e prefere unir-se apenas a hospedeiros voluntários.

Os goa'ulds foram os principais inimigos da equipe SG-1 ao longo da maior parte da telessérie. Com a queda dos senhores de sistemas no final da oitava temporada, um novo antagonista foi apresentado aos espectadores: os "oris".